Os próximos dias adivinham-se mais frios e é nesta altura que os problemas começam. Não falamos do facto de sentir mais frio, mas sim da necessidade de nos aquecermos que pode levar a alguns problemas graves. Nomeadamente, perigo de incêndio, caso se lembre de ligar um equipamento a uma extensão elétrica. Assim tenha mesmo muito cuidado!
Uma das formas mais baratas de nos aquecermos, não em termos da conta da luz, mas do preço dos equipamentos são os ventiladores elétricos ou se preferir os termoventiladores. De facto, por 10 Euros já conseguimos comprar um. Se optar por fazer o mesmo, há uma coisa que tem de evitar: ligá-lo a uma extensão elétrica.
Os termoventiladores requerem uma potência e uma amperagem significativas para funcionar. Ligá-los a uma extensão eléctrica pode criar um risco de incêndio perigoso. Para não ter problemas tem de ligar estes aquecedores diretamente às tomadas de parede.
O sobreaquecimento de uma extensão elétrica ou dos cabos de extensão pode provocar um incêndio, constituindo uma séria ameaça para a sua casa e pondo vidas em perigo. Sabia que os termoventiladores estão envolvidos em 44% de todos os incêndios domésticos relacionados com o aquecimento?
Como utilizar um termoventilador com segurança:
Utilize sempre uma tomada de parede: Certifique-se de que o seu aquecedor de ambiente está ligado diretamente a uma tomada de parede, nunca a uma extensão ou a uma extensão.
Manter afastado de materiais inflamáveis: Coloque o aquecedor a pelo menos um metro de distância de qualquer coisa que possa queimar, como cortinas, móveis ou roupas de cama.
Evite sobrecarregar os circuitos: Ligar demasiados aparelhos a uma tomada pode sobrecarregar o circuito, por isso evite utilizar outros aparelhos de alta potência na mesma tomada que o seu aquecedor de ambiente.
Supervisionar a utilização: Nunca deixe um aquecedor de ambiente a funcionar sem vigilância. Desligue-o quando sair da divisão ou quando for para a cama.
Inspecionar regularmente o seu aquecedor: Verifique se o aquecedor de ambiente apresenta sinais de danos ou desgaste. Isto antes de cada utilização e siga as diretrizes de segurança do fabricante.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!