Imprimir ou fotocopiar dinheiro é quase impossível. Sabe porquê?

Por muito boa que seja a sua impressora, ou o seu scanner, existem coisas que não são mesmo nada fáceis de replicar. Temos exemplos perfeitos na forma do dinheiro que tanto faz falta, mas também nos passaportes, cartões de identificação, entre outros documentos críticos para o nosso dia-a-dia.

Aliás, é muito provável que se porventura for ao Google pesquisar uma imagem de uma nota 10€, e depois a tentar imprimir, a sua impressora se vá recusar a fazê-lo.

Imprimir ou Fotocopiar dinheiro é quase impossível. Sabe porquê?

poupar 200 Euros por mês

Tudo isto se deve a uma funcionalidade denomiada de “Security Printing“. Que claro está, foi criada e implementada para tentar evitar imitações de documentos e entrada em circulação de dinheiro falso.

Sim, é verdade que qualquer documento, bem como qualquer nota, tem vários detalhes para assegurar a sua veracidade. Como por exemplo, as notas de euro têm como base algodão puro, o que lhes confere uma textura mais resistente e distinta do papel comum. Esse material torna as notas mais duráveis e difíceis de falsificar. Além disso, elas possuem várias características de segurança, como marca d’água, hologramas, tinta que muda de cor e microimpressões.

Mas, no dia-a-dia, com alguma falta de atenção das pessoas comuns, não seria muito difícil meter dinheiro falso em circulação. Sendo exatamente por isso que existem mecanismos de defesa. Aliás, se porventura tentar imprimir uma nota do popular jogo de tabuleiro Monopólio, é muito provável que a sua impressora também se recuse a faze-lo, tais são as similaridades a dinheiro normal.

Estas funcionalidades foram desenvolvidas ao longo de vários anos e, inicialmente, estavam integradas em máquinas que iam desde as tradicionais impressoras offset — que transferem tinta de um ‘blanquete de borracha’ para uma folha de impressão — até às impressoras flexográficas, que utilizam uma placa de relevo flexível.

Dito tudo isto, agora que a impressão digital se tornou a norma e as impressoras estão por todo o lado, desde escritórios a casas, estas medidas antifalsificação foram integradas em várias máquinas de topo.

Existe muito dinheiro falso?

Ainda assim, existe muito dinheiro falso a circular.

Não é possível ter uma estimativa realista e atual. Mas, em 2023, as autoridades Portuguesas apreenderam mais de 16 mil notas falsas. O que por sua vez significou cerca de 3.7% do total de notas contrafeitas recolhidas na EU durante esse ano.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Sabia? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.