O Google Fotos é sem dúvida das plataformas mais completas para a gestão de fotografias. De facto, sem grande dificuldade, conseguimos ter uma cópia de segurança de todas as imagens e vídeos que estão no nosso smartphone e sobretudo disponível em qualquer lado. Aliás é por funcionar tão bem que há cada vez mais pessoas a utilizarem esta plataforma e até a colocarem lá conteúdos antigos e que até estão disponíveis em redes sociais. Assim se por algum motivo ficarmos sem a nossa conta não vamos perder nada. Dito isto, se tem um smartphone Android ou iPhone vamos explicar-lhe como importar fotografias e vídeos para o Google Fotos a partir das mais diversas origens.
Como importar fotografias e vídeos para o Google Fotos
Se tem um smartphone Android ou até um iPhone este é um processo muito simples e até semelhante entre as duas plataformas. Dito isto, a primeira coisa que tem de fazer é abrir o Google Fotos no seu smartphone.
Entretanto verá que no menu inferior tem uma barra com quatro opções. São elas Fotos, Pesquisar, Partilhar e Fototeca.
Para este caso a opção que interessa é Fototeca.
Quando carregamos na fototeca temos acesso a várias opções. Assim podemos navegar pelos Favoritos, consultar o arquivo, aceder à gestão ou ao Lixo. Para podermos importar fotografias temos de carregar onde diz Gestão.
Agora na nova janela que surgir temos várias sugestões. Umas referentes à organização, outras às apps propriamente ditas. Neste ecrã deslize até ao final e dentro da secção organize a sua biblioteca tem uma que diz Importe fotos. Carregue aí.
O serviço Importe Fotos permite transferirmos com rapidez fotos e vídeos que estão noutras contas na Cloud e não só para o Google Fotos.
Por exemplo, no caso de Transferir a partir das coleções de fotos podemos fazê-lo a partir do Facebook, do Pixieset, do Pic-Time e do iCloud. Este último é importante para quem passou de um iPhone para um dispositivo Android, ou simplesmente para quem prefere utilizar o Google Fotos em vez do serviço de armazenamento da Apple.
Tudo é muito simples. Basta escolhermos o serviço fazermos login com os nossos dados e transferir.
Mas para além de podermos transferir a partir de outros serviços também é possível salvarguardar fotos físicas. Para isto o Google Fotos dá-nos duas opções. Ou utilizamos a app Photomyne ou então Digitalizamos fotos com o PhotoScan.
O Photomyne é uma app muito completa. Isto porque para além de digitalizarmos as fotos permite dar-lhes uma nova vida graças às muitas funcionalidades que disponibiliza. O problema é que se trata de uma aplicação que embora possa funcionar de forma gratuita também tem uma vertente paga. Assim depois podemos querer fazer coisas em que seja necessário pagar.
Por esse motivo talvez seja melhor ideia utilizar o PhotoScan. É grátis, simples de utilizar e também oferece resultados muito bons. Deste modo vai conseguir ficar com tudo salvaguardado no Google Fotos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!