As questões relacionadas com a privacidade têm mesmo de se levar a sério. Sem dar conta pode estar a partilhar mais do que devia, inclusivamente com uma simples fotografia. Por exemplo, imagine que está a vender um produto e tirou essa foto em sua casa. Se enviar a imagem a alguém ela pode contar a sua localização verdadeira. Isto é válido tanto para estas imagens como para as outras que tirar fora de casa. No entanto é fácil de resolver. O importante é mesmo impedir que as fotos que partilha mostrem a sua localização.
Como impedir que as fotos que partilha mostrem a sua localização
Todas as fotografias tiradas incluem dados EXIF (formato de ficheiro de imagem intercambiável) com detalhes sobre a imagem. Neles estão coisas como o tipo de câmara, níveis de exposição e informações de cor. Os dispositivos modernos com GPS (ou seja, praticamente todos os smartphones e tablets) também incluem, por defeito, a localização exacta em que a fotografia foi tirada nos dados EXIF que registam.
Isto é muito útil, uma vez que cada fotografia tem um registo incorporado de quando e onde foi tirada, pelo que não é necessário anotar esta informação separadamente. As aplicações de biblioteca de imagens, como o Google Fotos e o Fotografias da Apple, também podem utilizar estes dados para representar as suas fotografias num mapa, pelo que é preferível guardar estes dados (para si).
É na partilha de fotografias com estes dados de localização incorporados que surgem os problemas. Qualquer pessoa interessada nas suas actividades pode procurá-lo online, encontrar as fotografias que carregou e utilizá-las para recolher informações. Embora os grandes sites como o Facebook retirem os dados de localização das imagens, muitos outros e aplicações mais pequenos podem não o fazer, pelo que vale a pena jogar pelo seguro e remover as informações de localização de tudo o que partilhar online.
No Windows
A remoção dos dados de localização de fotografias digitais costumava ser uma tarefa técnica ou exigir aplicações de terceiros. No entanto, o Windows 11 tem agora a funcionalidade incorporada. Basta clicar com o botão direito do rato numa imagem, abrir as suas Propriedades e navegar para o separador Detalhes. A partir daí, basta clicar em “Remover propriedades e informações pessoais” e os dados de localização desaparecem.
No macOS
O macOS também facilita a remoção da localização exacta em que uma fotografia se tirou dos dados incorporados. Abra o ficheiro de imagem na aplicação Pré-visualização e, em seguida, aceda a Ferramentas > Mostrar inspetor (ou prima as teclas Comando e i em simultâneo). Na janela do inspetor, clique no separador Informações (o que tem o ícone ‘i’), depois clique no separador GPS e, por fim, clique em “Remover informações de localização”.
No iPhone/iPad
O iOS e o iPadOS também permitem remover os dados de localização. Abra a imagem, toque no ícone de reticências (…) na parte superior do ecrã e, em seguida, toque em “Ajustar localização”. Depois, é só tocar em “Sem localização”.
No Android
Neste caso será necessário utilizar-se um editor de terceiros como o Photo Exif Editor – Metadata. Com esta aplicação, pode alterar a localização gravada ou remover os dados EXIF por completo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!