Imobilizador automóvel: o sistema que pode salvar o seu carro!

A maioria dos veículos fabricados nos últimos 20 anos inclui um sistema imobilizador automóvel como característica antirroubo de série. Quando funciona corretamente, minimiza drasticamente a probabilidade de o seu automóvel ser roubado. Mas como é que um imobilizador de motor funciona? Será que o seu tem um?

Imobilizador automóvel: o sistema que pode salvar o seu carro!

O que é um imobilizador para automóvel?

Um sistema imobilizador de automóvel (também conhecido como imobilizador do motor) é uma peça de tecnologia de segurança eletrónica concebida para impedir e inibir o roubo de veículos. O seu objetivo é impedir que um automóvel seja ligado a uma rede elétrica e roubado por alguém que não tenha a chave para ligar o motor.

aproveitar ar condicionado

Se comprou um carro nos últimos 20 anos, é quase certo que já utilizou esta tecnologia sem sequer a reconhecer.

Como funciona um imobilizador automóvel?

Para além de pôr o seu carro a trabalhar, as chaves modernas funcionam como um elemento de segurança extra. Os porta-chaves e as chaves inteligentes contêm um chip transponder no seu interior. Quando liga o motor ou tem o comando da chave dentro do automóvel, estes chips comunicam um código de acesso à tecnologia do imobilizador do automóvel. Se o código PIN do comando da chave coincidir com o do sistema imobilizador, o veículo arranca. Caso contrário, não arranca.

gasóleo e gasolina,tempo de chuva, Euro 7

A maioria dos imobilizadores faz soar um alarme se alguém utilizar uma chave falsa com o código errado para ligar a ignição. Além disso, alguns sistemas automóveis digitais notificam um serviço de segurança. A empresa de segurança, ou a aplicação, contactará o utilizador para confirmar que este não se encontra no automóvel e, em seguida, informá-lo-á de que houve uma tentativa de roubo.

Entretanto algumas empresas atualizaram os seus imobilizadores para um sistema de segurança de dois níveis, com códigos fixos e alteráveis. O segundo código é gravado no transponder e muda quando liga o carro. Quando tenta ligar o automóvel, o imobilizador verifica primeiro o código permanente e depois pede o segundo código variável. Compara-o com o que está guardado na base de dados e, finalmente, liga o automóvel.

Assim que o veículo arranca, o imobilizador gera um novo segundo código e transmite-o ao transponder. Este ciclo continua para que o sistema de segurança se mantenha dinâmico. O automóvel não arranca sem o segundo código.

proteger danos do sol

Como verificar se o seu automóvel tem um imobilizador

Há algumas coisas que o podem ajudar a descobrir se o seu carro tem ou não um imobilizador. O seu guia principal é o manual do seu automóvel. Este manual deve conter todas as informações sobre o seu veículo, incluindo se o fabricante o equipou com um imobilizador.

As outras duas pistas são a marca do seu automóvel e a chave. Se a marca do seu automóvel for posterior a 1998, é provável que tenha um imobilizador. Além disso, se o seu veículo tiver um comando de chave ou uma chave inteligente, é quase certo que tem um imobilizador. Tudo isto partindo do princípio de que comprou o carro novo, sabendo que ninguém mexeu no imobilizador.

Se comprou o seu automóvel usado, é possível que um antigo proprietário tenha desativado ou removido o imobilizador. Por outro lado, mesmo que o seu automóvel não tenha vindo de fábrica com um imobilizador, o proprietário anterior pode ter instalado um.

No manual do seu automóvel, deve encontrar todas as informações sobre o imobilizador, incluindo se foi removido ou alterado. Se esta informação não for óbvia, qualquer mecânico experiente deve ser capaz de inspecionar o veículo e verificar a informação para si.

Os imobilizadores de automóveis previnem o roubo, exigindo um código de acesso do chip transponder do comando da chave.

Se o código corresponder, o carro arranca; caso contrário, não arranca. Os imobilizadores também fazem soar um alarme se alguém tentar utilizar uma chave falsa.

Os criminosos podem ainda contornar os códigos de transponder com sistemas de entrada e arranque sem chave. Apesar dos sofisticados sistemas de segurança implementados pelos fabricantes, tem de estar sempre atento e planear antecipadamente a segurança do seu carro para limitar o risco de roubo. Estacione em áreas bem iluminadas, mantenha as chaves do carro seguras e seja cauteloso sempre que estiver perto do seu veículo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também