Com o lançamento dos Pixel 8 e 8 Pro, a Google introduziu também a fotografia Ultra HDR. O novo formato de imagem utiliza as capacidades dos ecrãs HDR em toda a sua extensão, tornando possível mostrar imagens ainda mais brilhantes e, portanto, mais ricas em contraste. O padrão construído sobre o JPEG é compatível com os ecrãs mais antigos, tornando a mudança para a fotografia Ultra HDR tão simples quanto possível. No entanto, parece que existem alguns problemas. As pessoas estão a notar que, quando descarregam imagens Ultra HDR do Google Fotos na Web, não se guardam os metadados.
Há um problema com as imagens Ultra HDR no Google Fotos
Quando tem o Ultra HDR ativado no Pixel 6, 7 ou 8, o problema pode-se replicar facilmente. Basta aceder ao Google Fotos na Web, selecionar uma ou várias imagens Ultra HDR e transferi-las para o seu computador. Quando olhar para os metadados após o download, verá que estão vazios. Isto acontece apesar de as imagens originais nos telemóveis terem todas as informações guardadas e de o Google Fotos na Web também apresentar alguns dos metadados no seu painel lateral de informações. O problema foi replicado por vários Redditors e também pelo site AndroidPolice.
Quando se tenta fazer o mesmo com outras imagens que não guardadas no formato Ultra HDR, vêem-se todos os metadados esperados, incluindo o local onde a fotografia se tirou, se esta opção estiver ativada na aplicação da câmara. Assim, a única solução para poder transferir imagens com metadados completos do Fotos é desativar o Ultra HDR. Em alternativa, pode exportar a imagem diretamente do seu telefone ou carregá-la para um serviço na cloud diferente. Dado que o Google apostou muito neste formato quando lançou o Pixel 8 e 8 Pro, nada disso é ideal para os utilizadores do Google Fotos.
Existem problemas semelhantes quando deseja descarregar muitas imagens de uma vez usando o Google Takeout.
Quando se opta por esta via, as imagens separam-se dos metadados, ficando estes últimos em ficheiros próprios. Normalmente, este problema pode-se evitar descarregando as imagens diretamente do Google Fotos, sem recorrer à ferramenta que a Google criou especificamente para este fim. Isto faz com que seja provável que o problema do Ultra HDR seja causado por um problema completamente diferente. Isto porque os metadados estão simplesmente em falta.
É possível que o problema exista desde que a Google lançou as fotografias Ultra HDR nos seus dispositivos. Uma vez que o Ultra HDR só está ativado no Pixel 8 e 8 Pro por predefinição, mas não nos telemóveis Pixel mais antigos, e nem toda a gente verifica imediatamente se os metadados foram transferidos juntamente com as suas imagens, o problema pode ter passado despercebido.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!