Prepare-se para ter algumas imagens censuradas na Google

No início deste ano, a Google anunciou que a Pesquisa começaria a ativar, por predefinição, uma definição SafeSearch. Assim desfoca imagens e conteúdos sexualmente explícitos que aparecem nos resultados da pesquisa. Agora, a empresa está a confirmar que a alteração chegou. Assim prepare-se para ter algumas imagens censuradas na Google, até que desative este modo.

Prepare-se para ter algumas imagens censuradas na Google

Numa publicação sobre o controlo parental e a segurança das crianças online na região da Ásia-Pacífico, a Google também confirmou que a alteração para desfocar o conteúdo na Pesquisa foi implementada para “todos”.

O ajuste não altera nada na Pesquisa Google. Pelo menos, para além das suas definições predefinidas. Assim todas as contas Google verão as suas definições do SafeSearch ajustadas. Isto para esbater conteúdos sexualmente explícitos, de violência gráfica ou com conteúdos semelhantes inadequados ou sensíveis. Esta definição aplica-se a todas as contas Google, supervisionadas ou atuais, bem como àquelas que utilizam o site sem sessão iniciada ou em modo de navegação anónima.

De acordo com a Google, os pais podem ativar restrições de conteúdo adequadas à idade no Google Play e na Pesquisa através do Family Link. Outra funcionalidade útil é a SafeSearch. Está ativada por predefinição para utilizadores com menos de 18 anos e ajuda a filtrar conteúdos inadequados, explícitos e para adultos. A sua nova definição de desfocagem, que está agora disponível para todos, desfoca automaticamente imagens explícitas – como conteúdos violentos gráficos ou para adultos – por predefinição, quando estas aparecem nos resultados da Pesquisa.

não utilize o Google

No entanto, a nova predefinição pode-se desativar facilmente. Os utilizadores que não tenham sessão iniciada ou que utilizem uma Conta Google não supervisionada podem simplesmente optar por desativar a Pesquisa Segura ou filtrar totalmente os resultados explícitos.

Embora seja relativamente fácil de desativar, até porque de outra forma não faria sentido, é sem dúvida uma boa forma de proteção, especialmente para os mais novos que navegam na Internet.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também