A ilha dinâmica, apesar do facto de não ser revolucionária, é uma das grandes razões pela qual os fãs do ecossistema Apple decidiram dar o salto para os mais recentes modelos Pro do iPhone. É também uma das razões pela qual os modelos mais acessíveis da gama iPhone 14 não estão a vender tão bem quanto o esperado.
Afinal de contas, é uma excelente forma de aproveitar o espaço, com funcionalidades extra, e na verdade, com espaço para evoluir ao receber ainda mais suporte de outras apps. Além disso, também lava um pouco a cara ao iPhone! Algo que já faltava ao velho smartphone, depois de vários anos em que a afamada ‘Notch’ ocupou tanto espaço no ecrã
Assim, sendo um sucesso no iPhone, como deve imaginar, além das muitas apps que já chegaram à PlayStore (ex: DynamicSpot), capazes de simular a funcionalidade, vamos também ver a chegada desta especificidade, de forma oficial, com cada fabricante a apostar na sua própria filosofia de implementação. A Ilha Dinâmica vai chegar em força ao Android! Mas será isto negativo?
Ilha Dinâmica vai chegar ao Android, em Força! Começa com a Mini Capsule
Portanto, as grandes fabricantes ainda não apostaram a sério na ‘coisa’, como é o caso da Xiaomi, da Samsung, da Vivo, ou da Oppo. Bem, mais ou menos! É que no caso desta última (Oppo), podemos encontrar um aparelho na gama da sua submarca mais amiga da carteira, Realme, a tentar imitar aquilo que a Apple fez com sucesso no iPhone 14 Pro.
Estamos a falar do Realme C55, que claro, muda o nome da funcionalidade para Mini Capsule.
Para que serve a Mini Capsule?
Numa primeira fase, para mostrar informação como a potência/velocidade de carregamento, notificações de qualquer aplicação, música em reprodução, entre outras coisas.
Também pode ser personalizada pelo utilizador.
Vai ser massificada?
Ainda é cedo para dizer. Até porque o Realme C55 ainda só foi lançado na Indonésia. (Há planos para o lançar na Europa!)
#realmeC55 launching soon in Europe. pic.twitter.com/pDtUrMk9S6
— Francis Wong (@FrancisRealme) March 7, 2023
Pessoalmente, acredito que vamos ver algo similar à Ilha Dinâmica em várias fabricantes, talvez com a exceção de algumas mais orgulhosas como a Samsung. Porém, também acho que vai depender muito dos primeiros smartphones Android a apostar na funcionalidade, com este Realme C55 a ser o primeiro grande teste.
O que é a Mini Capsule?
Como é óbvio, o Realme C55 não tem o mesmo sistema de câmeras frontal do iPhone 14 Pro (ou Pro Max). Aliás, em termos de design, ou até de hardware, estamos a falar de aparelhos vastamente diferente. Como tal, a funcionalidade também não é 100% igual.
É uma cópia, sem dúvida. Mas é também uma ilha dinâmica mais ao estilo da Realme. Está mais “androidificada”.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!