Depois das novidades que foram introduzidas no Facebook para concorrer diretamente com o YouTube, eis que agora chegou a vez do Instagram querer fazer o mesmo. Para esse efeito lançou a IGTV.
A nova aplicação que já está está disponÃvel no Google Play, permite o upload de uma hora de vÃdeo. Este serviço está disponÃvel para utilizadores e criadores de conteúdo. Se quiserem só ver o que se vai passando no mundo dos vÃdeos basta instalarem a aplicação e já está. Caso contrário e se quiserem ser estrelas do Instagram basta carregarem no botão que mostra uma roda dentada e posteriormente criarem um canal.
IGTV: Concorrer na vertical
Embora esta aplicação surja como algo independente, também é possÃvel aceder ao IGTV através da aplicação Instagram. Quando isto acontece, embora a interface pareça exatamente igual à da IGTV, tudo acontece dentro da aplicação original.
No entanto o IGTV tem algumas diferenças em relação ao YouTube. Em vez dos vÃdeos serem vistos na horizontal, como acontece no youtube, mantêm o mesmo estilo na vertical.
A reprodução de vÃdeo começa instantaneamente quando abrimos a aplicação, o que é provavelmente benéfico para a maioria dos utilizadores. Importa salientar que o áudio começa de forma silenciosa desde o inÃcio, para não haver perigo de incomodar as pessoas à volta, especialmente quando está em reunião e até pega no smartphone.
Importa salientar que os conteúdos também são selecionados. Deste modo, o que vê quando abre o IGTV é conteúdo proveniente de criadores que já segue no Instagram.
Entretanto se quiser partilhar com o mundo os seus próprios vÃdelo, saiba que é muito fácil efetuar o upload para o IGTV. A forma de interação em todos os processos é muito semelhante à do Instagram.
O Facebook também entra nesta guerra
Entretanto e conforme referimos no inÃcio deste artigo, o Facebook está a seguir as mesmas pisadas do Facebook.
Para chamar até si os YouTubers, o Facebook desenvolveu novas funcionalidades que vão ajudar os criadores de conteúdos a expandirem os seus negócios e a comunicarem de uma forma simples com os seguidores e espectadores.
Resumidamente, estas iniciativas destinam-se a permitir a monetização através da publicidade, colaboração com marcas e contribuições de fãs.
Uma das novas funcionalidades chama-se Brand Collabs Manager e facilita fundamentalmente as parcerias das marcas com os criadores de conteúdo. Assim, as marcas podem pesquisar por criadores de conteúdo através de diversos critérios. São eles interesses, sexo, faixa etária e até mesmo o estado de relacionamento. Ao mesmo tempo, a nova funcionalidade permite que os criadores de conteúdo destaquem as informações que os possÃveis anunciantes necessitam de saber sobre eles.
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