A idade ou a quilometragem de um automóvel usado são fatores que devem ser tidos em conta, mas não são as únicas questões com que se deve preocupar quando procura um automóvel para comprar. Os veículos antigos e os veículos com quilometragem elevada podem vir com uma bagagem desnecessária, pelo que é importante ter também em conta aspectos como o estado e o historial de manutenção. Então como encontrar um bom carro usado?
Limitar a sua pesquisa
Existem algumas perguntas simples que o ajudarão a restringir a sua pesquisa de automóveis usados antes mesmo de começar. Primeiro: Para que serve o carro? Se for o seu único veículo, utilizado para deslocações diárias e responsabilidades de condução diária, vai querer algo fiável. Uma manutenção pouco dispendiosa também pode ser um grande bónus. Se o seu trabalho é perto de casa, com apenas alguns milhares de quilómetros de condução por ano, a quilometragem de um carro usado pode ser menos preocupante.
Independentemente de o veículo ser novo ou velho, precisará de serviços simples, como travões, pneus e mudanças de óleo (para motores de combustão interna). Mas, à medida que a quilometragem aumenta, coisas que não consideraria como itens de desgaste típicos, como o motor e a transmissão, podem necessitar de manutenção ou substituição importantes. Antes de comprar um carro usado, consulte o manual de serviço (muitos estão disponíveis gratuitamente na Internet) e veja se há algum serviço importante a efetuar.
O estado do veículo é importante, independentemente da idade ou da quilometragem
A forma como um carro é tratado pelo proprietário anterior (ou proprietários) deve ser um fator importante na sua decisão de compra. Entretanto há muitas formas de saber se um carro foi ou não bem tratado. Para começar, o estado exterior e interior são algo importante. Caso se trate de um veículo meticulosamente limpo e bem tratado tudo isso são bons sinais.
Entretanto os proprietários que mantêm registos de manutenção para mudanças de óleo, pastilhas de travão, rotações de pneus e até mesmo abastecimentos de combustível são susceptíveis de tratar as outras partes da propriedade do carro com cuidado.
A idade pode ser um problema, mesmo que um carro tenha poucos quilómetros
Não é um fator decisivo ver um carro com baixa quilometragem, mas saber que o carro esteve parado durante muito tempo pode ser importante. Coisas como a idade e o estado dos pneus, as mangueiras do radiador e a bateria são coisas a ter em conta.
A propósito dos pneus, eles têm um prazo de validade de cerca de cinco ou seis anos. Entretanto têm um código de data impresso na lateral. Mesmo que ainda haja muito piso, não se deve conduzir com pneus que já passaram da data de validade. O mesmo se aplica às mangueiras de borracha no compartimento do motor. A borracha pode endurecer com o tempo, contribuindo para a fragilidade quando fluidos quentes, como o líquido de refrigeração, passam por elas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!