ICQ: 28 anos depois é o fim desta aplicação de mensagens!

A aplicação de mensagens ICQ vai acabar a 26 de junho, marcando o fim de uma aplicação de comunicação muito apreciada.

ICQ: 28 anos depois é o fim desta aplicação de mensagens!

Antes de existir o AOL Instant Messenger, o Yahoo Messenger ou o Discord (que surgiu muito mais tarde), existia uma aplicação de mensagens gratuita chamada ICQ que mais de 100 milhões de utilizadores utilizavam para conversar sobre a vida ou comunicar enquanto jogavam jogos online.

O ICQ (“I seek you”) chegou em 1996, pouco tempo antes do AOL Instant Messenger. Assim era adorado pela sua facilidade de utilização, pelas conversas individuais ou em grupo e pela possibilidade de comunicar gratuitamente com pessoas de todo o mundo em tempo real.

ICQ

Como refere o site BleepingComputer no seu apogeu, o ICQ contava com mais de 100 milhões de utilizadores na sua plataforma. Era um feito notável na altura. Em 2010, o ICQ foi comprado pela Mail.ru (atualmente VK), que desde então tem sido proprietária dos produtos à medida que a sua utilização foi diminuindo.

Agora, o ICQ anunciou que vai encerrar a 26 de junho, recomendando aos utilizadores que mudem para o VK Messenger e o Workspace.

O ICQ não partilhou o motivo do encerramento e como tal ainda se espera por um comentário oficial.

No entanto, isto marca o fim de um software que muitos já não utilizam há anos, mas que traz muitas boas recordações.

Nos seus anos dourados não podemos dizer que o ICQ fosse um substituto para as plataformas existentes na altura. No entanto era um excelente complemento. De facto, estava na lista de aplicações obrigatórias que tínhamos sempre de instalar no computador. Isto ao mesmo tempo que se utilizava o IRC ou o MSN Messenger que depois acabou por dominar tudo. Pelo menos até acabar também.

Chegou a utilizar o ICQ? Conte-nos tudo nos comentários!

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também