IA no iPhone? Portugueses e Brasileiros só em 2026

Se por acaso tem estado atento aos movimentos da Apple no mundo mobile, a grande aposta da gigante Norte-Americana está agora na Inteligência Artificial, mais concretamente no seu próprio sistema denominado de Apple Intelligence.

Mas, de forma um pouco estranha, visto que o Português é um dos idiomas mais falados à face da terra, só vamos ter suporte PT-PT ou PT-BR no sistema de IA da Apple em 2026 ou talvez até mais tarde que isso.

IA no iPhone? Portugueses e Brasileiros só em 2026

ia no iphone? portugueses e brasileiros só em 2026

Como seria de esperar, a Apple Intelligence ficaria sempre mais focada no mercado Norte-Americano no início do seu ciclo de vida, especialmente porque a Apple tem várias barreiras para ultrapassar na Europa devido à privacidade dos dados.

Ainda assim, ficar a saber que o Português não está na fila da frente nos planos de expansão da Apple… É claramente uma desilusão.

Ou seja, inicialmente, a Apple Intelligence vai ser lançada nos Estados Unidos com o iOS 18.1 e, logo de seguida, vai para outros mercados de língua inglesa, como o Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, tudo isto até ao final de 2024.

Entretanto, em 2025, a Apple prevê a inclusão de idiomas como o chinês, o francês, o japonês e também o espanhol, de forma a ampliar ainda mais a sua presença em novos mercados.

No entanto, para mercados como Portugal e o Brasil, o lançamento da Apple Intelligence vai demorar um pouco mais. Ou seja, não há planos para a sua introdução até pelo menos depois de 2025. Algo que não faz sentido porque mais de 260 milhões pessoas falam o idioma. Sendo esta a quarta língua materna mais falada à face da terra! Isto depois do mandarim, inglês e espanhol.

Aliás, é grave, porque a Apple Intelligence é uma das grandes armas de arremesso da Apple para convencer os clientes a optar por um dos seus novos smartphones. Se a funcionalidade não existe, e não existem planos para suporte ao Português… Porquê comprar?

Nem todos os utilizadores estão à vontade, ou querem, utilizar funcionalidades em inglês, especialmente quando estamos a falar de uma das funcionalidades mais importantes.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também