Caso não se lembre, quando a Apple anunciou a chegada do Apple Intelligence ao iPhone, o requisito no lado do armazenamento era de apenas 4GB. Onde poderÃamos encontrar funcionalidades avançadas como a Visual Intelligence e até a Siri com apoio do ChatGPT.
Mas, antes da chegada de várias destas apps, a realidade é que o sistema de IA da Apple já está a ficar muito mais “comilão” de espaço.
IA do iPhone está a “roubar” muito mais armazenamento!
Portanto, apesar de tudo estar muito mais lento na Europa, a IA da Apple começou a ser uma realidade na versão 18.1 do iOS, onde de facto vimos 4GB a “desaparecer” para dar vida ao sistema da gigante Norte-Americana. Mas, com a chegada do iOS 18.2, a mais recente versão oficial do Sistema Operativo do iPhone, estes 4GB rapidamente se transformaram em mais de 7GB. A tendência é aumentar mais ao longo do tempo.
Ou seja, antes da integração total de todas as funcionalidades do Apple Intelligence, como é o exemplo da Siri com apoio do ChatGPT, o requisito no lado do armazenamento já quase duplicou. Entretanto, como deve saber, é esperado que em cada nova atualização (ex: 18.3, 18.4, etc…), a Apple implemente mais funcionalidades baseadas em IA no sistema Operativo.
O que levanta uma questão… Quanto armazenamento vai desaparecer das mãos do utilizador, para dar vida à IA no iPhone?
Isto é especialmente grave quando a Apple continua a vender versões base do iPhone com apenas 128GB de armazenamento interno. Além disso, não é ainda possÃvel escolher que funcionalidades baseadas em IA queremos ativas no nosso aparelho… Está sempre tudo ligado. A única solução é… Desativar a Apple Intelligence e ver assim todo o armazenamento a regressar.
Por enquanto, na Europa, ainda não temos esse problema porque ainda não temos acesso ao motor de IA da Apple. Mas, isso vai obviamente mudar, sendo esperadas novidades ainda neste inÃcio de 2025.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!