Intel Core i5-12400 vai ser o novo rei da gama média!

Como deve saber, a Intel está prestes a lançar aquela que é muito provavelmente a sua gama de processadores mais entusiasmante dos últimos anos! A gama Core 12000 Alder Lake-S, que além de apostar (finalmente) no processo de produção de 10nm, traz também para cima da mesa uma arquitetura baseada na filosofia big.LITTLE. Ou seja, um processador com dois tipos de núcleos de processamento, que além de oferecerem um nível de performance de luxo, também ajudam na eficiência energética do seu computador.

Dito tudo isto, a grande maioria dos ‘leaks’ têm estado concentrado nos modelos topo de gama, ou seja, no suprassumo Intel Core i9-12900K, e claro, no Intel Core i7-12700K. Então… e a gama média? como é que vai ser? Pois bem, parece que vai ser mesmo muito interessante!

Intel Core i5-12400 vai ser o novo rei da gama média!

Intel, core

Portanto, se por acaso não tem orçamento para ir para os processadores de topo da Intel, tudo indica que o novo Core i5-12400 vai ser uma alternativa muito interessante. Sim, é verdade que ao contrário dos modelos mais apetrechados, como o 12600K, 12700K e 12900K, o i5-12400 não vai contar com dois tipos de núcleos de processamento, com os núcleos núcleos focados na eficiência a ficarem de fora. Ainda assim, vamos ter um novo processador, baseado em 6 núcleos e 12 threads, que vão impressionar no campo da performance. (1.25 MB de memória cache L2 por núcleo e 18 MB de cache L3 partilhada).

Porquê que vai ser tão bom? É que aparentemente, além da performance, vamos também contar com o I/O de nova geração (PCie 5.0 + RAM DDR5), a um preço muito simpático de ~200€.

Entretanto, se quer saber números, um ‘leak’ já demonstrou que no Cinebench R20, o i5-12400 foi capaz de chegar aos 659 pontos no teste single-thread, e 4784 pontos no teste multi-thread. O que por sua vez significa que a oferta ‘budget’ da Intel vai ficar à frente do Ryzen 5 5600X. Um processador que está neste momento disponível à volta dos 300€, no mercado nacional.

Curiosamente, a Intel parece tão forte, que a AMD pode mesmo apostar tudo numa nova gama de processadores ‘intermediária’! Isto em vez de esperar que a arquitetura Zen 4 fique pronta. Ou seja, vamos ter uma gama de processadores Ryzen baseada na arquitetura Zen 3+, nas prateleiras, provavelmente no início do próximo ano. (Em suma, a mesma exata arquitetura Zen 3, desta vez, com memória V-Cache).

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado naquilo que a Intel vai ter para oferecer? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também