As gigantes automóveis estão cada vez mais a apostar no mercado dos veículos 100% elétricos, e com razão. Afinal de contas, estas soluções têm muitos benefícios a ter em conta, e claro, os condutores estão cada vez mais interessados neste tipo de motorização. Além de tudo isto, sendo uma mudança de paradigma, as fabricantes não querem ficar para trás das rivais nesta corrida.
Dito isto, a Hyundai tem vindo a apostar forte e feio no mercado de veículos elétricos e eletrificados, com soluções inovadoras cada vez mais interessantes. No entanto, para além de criar automóveis, a empresa também já anda a desenvolver novos projetos sobre as soluções energéticas.
Assim sendo denominado de V2X (Vehicle-to-Everything), este é um projeto piloto da Hyundai que visa aumentar a integração dos veículos elétricos no mundo das energias renováveis.
Aliás, estes projetos já estão a ser implementados, e testados, na Alemanha e nos Países Baixos.
Veículos elétricos são peça fulcral no plano Global da empresa!
Muito resumidamente, dentro do plano V2X, temos a implementação da funcionalidade V2G ou Vehicle-to-Grid. Aliás, já existem frotas do modelo Hyundai IONIQ 5 já equipadas com software V2G.
“V2G permitirá uma melhor gestão da procura energética”
Em suma, estamos a falar da possibilidade de enviar a energia armazenada nas baterias dos carros elétricos para a rede elétrica. A intenção aqui é que os veículos elétricos possam estabilizar a rede elétrica quando necessário, como nas horas de ponta, e/ou em situações de emergência.
No papel, a intenção é de promover a utilização de energias renováveis. Ou seja, como podemos ver nas imagens acima. Os carros elétricos carregam durantes as horas com maior utilização de energias renováveis, e posteriormente, servem como bancos de energia, ao ajudar a rede elétrica com essa mesma energia nas horas de maior necessidade.
Tenha em conta que para além de descarregar a energia para a rede, pode também alimentar a sua casa ou edifícios. Para isto, temos de ter em conta que o veículo necessário de momento é o IONIQ 5 ou no futuro, o IONIQ 6, que vai trazer ainda mais novidades, neste e noutros campos.
Entretanto, além do equilíbrio no fornecimento de energia, temos também aqui uma grande ajuda ao esforço de descarbonização de toda a rede. Afinal de contas, as energias elétricas renoveis como a solar e eólicas podem ser armazenadas nos carros elétricos. Sendo depois utilizadas nas horas onde existe menos energia renovável. A intenção é reduzir as emissões de CO2 das fábricas que utilizam energia não renovável.
Esta aposta é possível graças à plataforma E-GMP da Hyundai. Afinal, foi este sistema que trouxe consigo a capacidade bidirecional de utilizar a energia das baterias.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que faz sentido? Será que isto vai ter um impacto negativo no ciclo de vida das baterias destes automóveis? Gostaria de ter o seu carro, como uma espécie de banco energia para a sua própria casa? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Fonte, Hyundai
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