Nos dias de hoje, a grande procura dos condutores está inegavelmente focada nos grandes SUVs, modelos eletrificados, e se possível, uma junção das duas coisas. Ao fim ao cabo, na opinião dos consumidores, os benefícios ultrapassam muito os aspetos negativos deste tipo de design. Que aspetos negativos? Bem, podemos falar um pouco sobre a diversão sobre 4 rodas. Mas… Neste aspeto, mesmo sem componente elétrica, a Hyundai tem algo a dizer, com o seu incrível e muito divertido crossover Kauai N.
Um pequeno SUV desportivo que traz o título de “little rocket”, para o mundo dos pequenos crossovers!
Afinal de contas, em poucas palavras, temos aqui um modelo mais focado na performance, capaz de oferecer uma incrível sensação de condução. Tudo graças à sua motorização 2.0L a gasolina, exatamente a mesma que podemos encontrar no i30 N, um outro automóvel que também já tivemos a oportunidade de experimentar.
Temos aqui um crossover desportivo de performance muito acima da média, capaz ainda, claro, de ser muito prático e de fácil uso diário. Curiosamente, significativamente mais confortável relativamente aos restantes veículos da Gama N. Mas vamos por partes.
Vamos ao que interessa!
Design
A iniciar, vamos para o campo mais debatido de todos, o design! Onde, na verdade, temos uma aposta bastante curiosa. Afinal, como opinião generalizada, todos gostam do aspeto deste pequeno crossover, especialmente do seu olhar agressivo.
Uma filosofia de design que também chega à traseira deste veículo, como podemos imediatamente perceber com as duas enormes saídas de escape, os detalhes em vermelho, e também a luz triangular do travão.
Posto isto, à frente destacam-se os faróis Full LED, que garantem uma presença incrível diurna e noturna. Em suma, é claramente um pequeno crossover que mostra bem o seu carácter desportivo.
Esquecendo um pouco o design, temos ainda de salientar os sempre famosos “Pops and Bangs” bem acentuados, à sua espera no modo N. Um som, que apesar de não ser “visual” caracteriza muito bem os mais recentes modelos de performance N da Hyundai. Uma marca, que como já deve ter percebido, não está mesmo para brincadeiras no mundo automóvel.
Já no interior
Ora bem, a verdade é que de um Kauai N Line para o Kauai N, a grande diferença está nos bancos desportivos. Afinal de contas, além de serem bem mais confortáveis relativamente aos bancos utilizados no i30 N, temos também uma outra estabilidade, que o irá permitir ficar no mesmo exato sítio, até nas curvas mais apertadas.
Entretanto, no resto, temos aqui um Hyundai Kauai com tudo e mais alguma coisa incluída.
Ou seja, um painel de instrumentos digital a acompanhar o sistema de entretenimento que aqui traz inclui todas as funcionalidades pensadas para ajustar a condução do carro, ao nosso estilo, especialmente se gosta de ser um acelera.
Além disto tudo, tem a mesma capacidade para utilizar o Android Auto e Apple CarPlay.
Como diferenciador!
Temos um incrível volante cheio de botão, e claro, um enorme “Big Red Button”, que não é Nitro, mas também não fica muito longe… Ao fim ao cabo, é capaz de garantir mais 10 cv ao Kauai N durante 20 segundos.
Já que estamos a falar de performance!
Vamos agora aos números!
De forma a não ficar atrás do seu irmão mais aerodinâmico, o i30 N, a Hyundai garantiu a este Kauai N a mesma motorização. Ou seja, um motor 2.0 turbo capaz de 280 cv de potência e 493 nm de binário. Contudo, temos o já mencionado grande botão vermelho, por sua vez capaz de garantir mais 10 cv, que além de ser um gimmick interessante para dar nas vistas, dá sem dúvida alguma a sensação de “carro de corrida”.
Falando em corrida, as novas jantes são em ferro forjado que claro está, conseguem ao todo reduzir cerca de 14 kg numa zona crucial do carro. Afinal, estamos a falar de uma massa rotativa que acumula imensa inercia e afeta diretamente na performance e condução do carro na estrada.
Ainda nos números
Temos a acompanhar as novidades de performance de motor, também a nova caixa automática DCT de dupla embraiagem e 8 velocidades. a nova caixa DCT, os números oficiais do carro garantem uma aceleração dos 0-100 km/h que ronda os 6 segundos e segue até aos 240km/h de velocidade máxima. Um marco que deixa a sua concorrência direta em sentido.
Nos dias de teste, apesar dos números da marca, posso-vos dizer que foi um desafio efetuar uma aceleração dos 0 aos 100 km/h a rondar os 6 segundos sem deixar borracha na estrada.
Quanto à sua condução!
Resumido à palavra, o novo Hyundai Kauai N é super desportivo, divertido, dinâmico e cheio de caráter.
Posso adiantar que nos dias de teste, fui de Lisboa a Aveiro e agradeço do fundo do coração a nova suspensão capaz de ser controlada eletronicamente (ECS) em três níveis que passo a denominar.
O mais confortável ou menos rígido, é ideal para viagens mais longas, ou para quase todas as viagens. Enquanto que os níveis, médio rígido e muito rígido, rondam a mesma sensação… são usados para curtos espaços de tempo, com o objetivo da diversão ou de levar o carro ao seu limite.
Um detalhe a colocar neste Kauai N, é que temos um diferencial autoblocante no eixo frontal. Algo, que consegue garantir melhor nível de desempenho e que não vai perder tração em apenas um pneu do eixo frontal. Aliás, mesmo quanto o carro “perde tração”, o volante não ganha vontade própria, mas consegui sentir algum “Torque steering”, praticamente inexistente no seu irmão, o Hyundai i30 N.
Se ficou curioso para conhecer o nosso teste ao Hyundai i30 N, clique aqui.
Vamos agora à experiência diária?
Em suma, saiba que temos aqui um carro virado para a performance, diversão e condução. No entanto, é capaz, de ser manobrado mesmo em locais apertados, e claro, sendo um SUV, espaço interior é o que não falta.
Consegue imaginar um carro de grandes dimensões, para levar as crianças à escola, e à noite, ir fazer uns picas para a ponte mais próxima? Ora ai está ele!
Além disto tudo, como foi dito acima, tem a opção de personalizar o modo N ao seu gosto, ou de usar o modo Normal, ECO e Sport para conduções diárias.
Mas atenção, mesmo em modo “ECO” o normal é rondar entre os 8-14 litros a cada 100km, conforme a condução. Contudo, isto é um pormenor que na verdade, não faz sentido algum, para quem compra uma oferta a gasolina com este tipo de performance.
Hyundai i30 N – Conclusão
Ora bem, já tivemos o prazer de conduzir o Kauai 100% elétrico, Kauai N Line Mild-Hybrid a gasóleo e agora o Kauai N.
Desta forma, posso garantir que após todos os testes, a opinião é clara, o mais divertido e carismático de todos é o Kauai N. A forma como apresenta a potência do motor 2.0 turbo e a sua brilhante caixa DCT de 8 velocidades é mesmo capaz de impressionar e de dar muita diversão ao volante.
Aliás, pisar o acelerador deste menino vai facilmente colocar um sorriso na cara de qualquer pessoa, ao mesmo tempo que o põe em sentido e testa se tem ou não o tão badalado “kit de unhas”. Afinal de contas, temos aqui um carro com maior distância ao solo e sente isto quando puxa pelo limite do carro.
Na minha opinião, é sem sombra de dúvida um dos modelos mais divertidos que alguma vez conduzi sem perder a sua praticidade diária!
Posto isto, tem aqui uma ótima escolha com um preço apelativo, e uma performance que supera muitos rivais no mercado. Mas tudo isto tem um preço e aqui começa nos 45.300€. É importante referir que isto inclui 7 anos de garantia sem limite de quilómetros.
Nota do Redator: Nas nossas reviews automóveis, queremos sempre passar o ‘feeling’ da condução, por isso, tentamos não debitar apenas especificações técnicas. Dito isto, se quiser ter acesso a todas as especificações do automóvel, clique aqui.
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!