A Hyundai é uma fabricante automóvel que não gosta de ficar de braços, especialmente quando o mercado passa por uma evolução de tal modo importante como a que estamos a assistir atualmente.
Aliás, com a procura atual cada vez mais virada para os modelos eletrificados e SUVs. A verdade é que seria apenas uma questão de tempo até a Hyundai garantir a sua aposta no mercado!
Assim sendo, desta vez temos em mãos o novo Hyundai Kauai 100% elétrico.
Um dos primeiros crossovers compactos elétricos a chegar ao mercado Europeu. Que em poucas palavras oferece conforto, dinâmica, praticabilidade, alguma performance, e claro está, todos os benefícios que um carro 100% elétrico é capaz de oferecer.
Curiosamente, já testámos por breves instantes uma das maiores novidades da marca, o Hyundai Ioniq 5. Clique aqui, para saber mais.
Ensaio – Hyundai Kauai EV – Um crossover elétrico para dentro e fora da cidade!
Design
Como é normal, gostos não se discutem, e aqui isto não poderia fazer mais sentido. Afinal de contas, durante o teste, tive vários curiosos a gostar imenso deste design exterior com a grelha fechada e até o seu interior com a enorme consola central, mas o contrário também aconteceu.
Assim sendo, temos aqui um pequeno SUV com linhas de design que agradam à maioria dos entusiastas. No entanto, na minha opinião, achei que a frente do carro poderia acompanhar mais de perto os irmãos que equipam o motor a combustão. A grelha destes, é para mim, muito mais vistosa e agradável ao olhar, que a frente tapada nesta versão 100% elétrica.
No entanto, isto tem uma justificação para acontecer, é que são estes pormenores que fazem o modelo oferecer uma boa eficiência em deslocação e como tal mais autonomia. Algo que é sempre bem vindo e foi notado no teste.
Já no seu interior, num modelo criado de raiz como 100% elétrico, a regra, é encontrar um interior espaçoso e minimalista. Contudo, como o Kauai EV é uma adaptação, aqui isto não acontece. Ainda assim, temos uma grande consola central com bastante arrumação e utilidades que foi admirada por muitos.
Assim, nesta consola central temos muita a arrumação extra, e o sempre bem vindo carregador wireless, capaz até de acomodar smartphones gigantes como o Galaxy Note 20 Ultra 5G. Além de tudo isto, temos também o travão de mão elétrico e os botões necessários para a condução do carro.
Um pormenor importante a realçar neste interior, é que o controlo do sistema climático é feito através de botões físicos e manípulos de uso fácil. Muito melhor que algumas ofertas que incluem apenas botões touch ou através do ecrã do carro.
Performance
Ora bem, o novo Hyundai Kauai 100% elétrico conta com duas versões de potência disponíveis, de 136 ou 204 cavalos de potência. Cada uma destas variantes equipa um pack de baterias diferente com 39 ou 64 kWh.
Quanto aos números, no nosso teste tivemos o prazer de ter ao dispor os 204 cv com 395 nm de torque. Uma potência mais que suficiente para este crossover, que consegue manter um peso final a rondar os 1700kg.
Em poucas palavras, estamos a falar de aceleração dos 0-100km/h em 7.7 segundos e a posterior aceleração bem progressiva até à velocidade máxima de 167km/h (limitada a nível eletrónico).
Assim sendo, para mim, estes números de potência fazem todo o sentido, como uma combinação bem equilibrada. No entanto, aqui temos 395nm de torque instantâneo que é enviado para o eixo frontal.
Em poucas palavras, se não tiver cuidado, vai sentir que os pneus do carro estão em constante luta em cada arranque que faça, ou até mesmo já em deslocação. Especialmente, se utilizar o modo Sport! E nem vou falar da possibilidade de desligar o controlo de tração.
Entretanto, claro está, o pé vai eventualmente habituar-se facilmente a tudo isto. No entanto, a verdade é que em longas viagens ou passeio, o modo ECO é muito mais confortável, e na verdade, indicado.
Condução
Saiba que o foco deste modelo não é a condução desportiva, mas sim o conforto! Algo que é imediatamente notório assim que começa a conduzir o carro, afinal temos uma suspensão McPherson e Multi-link no eixo traseiro.
Em teste, a condução é boa e suave, mas o interior do habitáculo não é tão silencioso como esperava. Especialmente a velocidades de auto estrada em que apresenta algum som intrusivo, especialmente dos pneus.
Dito isto, a condução citadina é de qualidade e apesar da sua altura ao solo e peso, sinto que está bem agarrado ao asfalto. Algo que é garantido pelo seu centro de gravidade baixo.
Apesar da dinâmica não ser o seu ponto forte, a verdade é que em curvas mais acentuadas o Hyundai Kauai portou-se muito bem. Sendo um carro que consegue oferecer algum controlo ao volante.
Quanto aos ângulos de viragem, temos aqui um veículo sem grandes ângulos, ou inferiores ao esperado. No entanto, o volante oferece alguma sensação do que está acontecer o que ajuda imenso.
Hyundai Kauai – Autonomia e carregamento
Antes de mais nada, saiba que nos dias de teste, o modelo foi conduzido de forma mais dinâmica. Afinal de contas, temos aqui um carro novo em mãos… E claro, testar as suas capacidades reais, em ambientes mais exigentes, é quase a nossa missão. Ou seja, quer queiramos quer não, puxamos sempre mais um pouco do que seria normal no dia-a-dia.
Dito isto, este Hyundai Kauai EV 100% elétrico veio equipado com um pack de baterias de 64kWh. Assim, no papel, é capaz de 484 km em ciclo WLTP.
Quase sempre com duas pessoas e AC ligado, fui capaz de rondar os 320km em autoestrada e em cidade a média rondou os 90km a cada 20% de bateria.
Curiosamente, em condução mista facilmente rondei entre os 13-16kW/h, ou seja, sempre com médias apontadas para mais de de 440 km.
Para mim e para muitos condutores, os resultados desta autonomia garantem uma condução sem preocupações!
Já a nível de carregamento, temos aqui incluído o carregador para uso domestico que necessita de até 31 horas para carregamento total. Ainda assim, em carregador de 7.2kw/11kw o tempo reduz para 9 horas ou 6h50min.
Contudo, se ter um carregador super rápido disponível o carregamento é feito de forma célere. Vai conseguir chegar dos 0-80% em cerca de uma hora ou até menos.
Em suma, para mim, isto é ainda o “tendão de Aquiles” de um carro elétrico nas cidades. Afinal de contas, se conseguir ligar em casa ou tiver por perto um carregador super rápido, vai ter a vida facilitada. No entanto, se por ventura isto não corresponder à sua realidade, tem a vida dificultada. Contudo, saiba que toda esta situação tem a tendência para melhorar.
Tecnologia
Ora bem, a tecnologia é algo sempre bem vindo nos modelos mais recentes. Especialmente, quando falamos de ajudas tecnológicas que ajudam na condução e na segurança, são sempre bem vindas.
Dito isto, temos no interior um bom painel de instrumentos digital com boas dimensões e ótimas cores. Algo, que está bem presente no ecrã de 10.25 polegadas para o sistema de entretenimento. Que garante uma boa experiencia visual, especialmente quando utiliza o Apple CarPlay e claro o Android Auto.
Na condução temos vários apoios, como sistemas de Travagem autónoma de emergência que deteta até os peões. Temos sistema de manutenção à faixa de rodagem. Curiosamente aqui o carro fica centrado na faixa de rodagem e não está apenas em constante “balançar” de linha para linha como é o caso de outros veículos.
Em condução prolongada, em via rápida e autoestrada posso afirmar que isto é como ter um aliado de condução. Aliás, o modelo também alerta para possíveis situações de perigo com avisos no painel e sonoros.
Hyundai Kauai – Conclusão
Para terminar, tenho de afirmar que o Hyundai Kauai 100% elétrico foi me conquistando aos poucos. No entanto, nem tudo é um mar de rosas e este modelo conta com alguns pontos menos bons.
Em suma, senti que temos aqui um modelo elétrico sem grandes compromissos, na autonomia e praticalidade. Fiquei curioso em descobrir que apesar de partilhar imenso com os modelos a combustão, a eficiência real supera carros contruídos de raiz como 100% elétricos!
Contudo, a sua qualidade de construção está baseada imenso em plásticos rijos o que afeta muito na experiência geral do carro. Especialmente, quando colocamos o preço, da nossa versão testada ao lado.
Assim sendo, se por acaso estiver interessado neste automóvel com 136 cv e 305km de autonomia o seu preço começa nos 36.500€, mas se optar pela versão de 204cv e 484km de autonomia o valor inicia nos 41.055€. Mas aqui é importante referir que isto inclui 7 anos de garantia sem limite de quilómetros, 8 anos de garantia das baterias de alta voltagem.
No entanto, neste ensaio conduzimos Hyundai Kauai aqui do teste conta com uns pozinhos extras que elevam o preço final para os 44.000€. Se ficou curioso e quer conhecer mais pormenores e todas as variantes deste modelo, clique aqui.
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