O Hyundai INSTER já está disponível em Portugal, já vendeu perto de 100 unidades, e até já tivemos a oportunidade de o testar num mini-teste em Lisboa durante a sua apresentação nacional. É um carro que promete ser uma pedrada no charco no segmento dos elétricos compactos, isto porque, apesar de ser pequeno por fora, é surpreendentemente espaçoso por dentro. Aliás, é até um pouco enganador dizer que é um automóvel do segmento A, porque parece ser mais do segmento B ou B+.
Dito tudo isto, com um preço a começar nos 19.250€ + IVA (em campanha para empresas), esta é a nova aposta da Hyundai para quem quer entrar no mundo dos 100% elétricos sem ir à falência, e sem compromissos que acabam por fazer a diferença ao longo do ciclo de vida de um automóvel. Especialmente em Portugal, que um carro dura 10 anos ou mais.
Design moderno com toques futuristas, ainda assim… A fazer lembrar o clássico de outros tempos!
O INSTER apresenta-se com um visual simpático e urbano, com luzes em estilo pixel tanto à frente como atrás, grelha frontal com inspiração eletrónica e uma silhueta arredondada, pensada para quem vive na cidade mas também precisa de espaço e conforto.
No fundo, podemos até dizer que estamos perante um Ioniq 1, porque a filosofia de design está toda lá. Seria bastante mais curioso em vez de “Inster”, um nome que além de novo, para mim não faz qualquer sentido. Mas é o que é!
Entretanto, apesar do segmento A, e de por isso mesmo ser um carro mais apontado a tarefas citadinas, o para-choques e suspensão mostram que o carro está preparado para muito mais do que ir ao café ou ao supermercado. Isto porque, novamente, conta com uma distância entre eixos de 2.580 mm, próxima dos utilitários do segmento B. Além disso, com 300~400 quilómetros de autonomia, tem aqui um carro simples e mexido para ir para onde quiser.
Interior com espaço e adaptável!
Tenho 1m90 e 100kg, por isso, não sou propriamente baixinho ou magrinho. Ainda assim, estou perfeitamente confortável em qualquer lugar deste carro, isto à exceção do lugar do meio na traseira. Porém, apesar desse ponto muito positivo, e que honestamente não esperava num carro “pequeno”, a consola central é um empecilho para os joelhos de pessoas como eu. Isto tanto para o condutor como também para o pendura.
Dito tudo isto, o destaque vai para a versatilidade: os bancos traseiros deslizam e reclinam, permitindo criar uma superfície plana para transporte de carga, enquanto os da frente também podem ser ajustados para objetos maiores. A bagageira vai dos 280 até aos 351 litros, consoante a configuração dos bancos. E há um detalhe importante: vários materiais são reciclados, incluindo os revestimentos dos bancos feitos de PET.
Autonomia e carregamento a sério
Com uma bateria que vai até aos 49 kWh, o Hyundai INSTER oferece até perto de 400 km de autonomia, o que chega para a rotina urbana e muito mais. Em postos rápidos, carrega até 70% em cerca de 30 minutos, e é compatível com carregamento doméstico até 11 kW.
Para elétrico de “entrada”, está incrível, e de facto oferece muito mais que outros concorrentes diretos.
Tecnologia e segurança
Inclui um ecrã de 10,25 polegadas com sistema de infoentretenimento e atualizações OTA, além de um painel de instrumentos digital. A segurança também não foi esquecida, com sistemas como travagem autónoma, alerta de fadiga e assistente de manutenção na faixa.
Tudo muito 2025.
A condução
Tivemos a oportunidade de fazer um percurso de 40 minutos com o novo Inster com a bateria maior. Conclusões? É um “carrito” muito interessante, que tenta aliar conforto a viagens calminhas. Não vai encontrar aqui um monstro da dinâmica, e de facto isso nem faria sentido.
É um carro para ir do ponto A para o ponto B, sem um preço capaz de fazer arrancar cabelos. Este preço também significa que temos alguns plásticos baratos, mas isso também, é cada vez mais normal na indústria, por vezes até em carros “caros”.
É confortável e apontadinho. Também tem muita tecnologia, especialmente no lado da segurança com sensores para tudo. É o que interessa.
Conclusão
Em suma Hyundai INSTER é mais do que um citadino elétrico. É um modelo que consegue juntar preço, autonomia, espaço e tecnologia de forma inteligente. Perfeito para empresas, frotas ou particulares que querem dar o salto para a mobilidade elétrica sem compromissos.