Hyundai i30 Fastback – Estilo desportivo e condução cheia de conforto!

Atualmente, a grande procura por carros novos está mais virada para os modelos elétricos, sejam eles 100% elétricos ou híbridos, quase sempre no estilo SUV. No entanto, a verdade é que isto não conta toda a história do mundo automóvel! Afinal de contas, os modelos “tradicionais” ainda têm procura, com vários pontos a seu favor, como é o caso do preço.

Posto isto, desta vez tivemos em mãos o Hyundai i30 Fastback N Line!

Muito resumidamente, temos aqui um carro bem equipado, com dimensões que acomodam toda a família, e que lembra imenso o seu irmão desportivo Hyundai i30 N, que claro, também tivemos o prazer de testar.

No entanto, como é óbvio, é uma versão mais modesta na potência, com o motor turbo 1.0 de 120cv. Ainda assim, apesar de parecer um motor pequeno demais, depois deste teste, acredito que não perdeu totalmente o seu caráter divertido, especialmente nas curvas.

Mas vamos ao que interessa!

Introdução e Mini-Review

Ora bem, temos em mãos a variante Fastback do novo i30 N Line, algo que desde logo garante novas linhas na sua traseira e não só. É que além da mudança visual, temos também a mudança física, ou seja, mais espaço na bagageira.

Quanto a ser um “N Line”, isto significa que este carro continua a oferecer as linhas desportivas do seu irmão. É tudo muito idêntico, com direito a um upgrade nos mostradores, afinal, temos um ecrã digital maior.

Já na sua condução, é inegável que temos aqui um carro confortável, com uma condução leve e muitas vezes divertida na estrada. Já na qualidade de acabamentos, temos uma boa escolha de materiais moles no interior e também uma insonorização de qualidade. Aliás, até o áudio de fábrica está de parabéns.

Design

Pois bem, se optar por esta versão Fastback N Line, vai claramente apostar num carro familiar, com um design desportivo que não deixa ninguém indiferente. Na minha opinião, o carro está muito bem conseguido, e na verdade, na opinião geral, a traseira do carro supera a versão hatchback.

Quanto a pormenores, destacam-se imenso os novos faróis Full LED com um design que cai que nem ginjas na filosofia de todo o Hyundai i30. Além disto, apesar de ser um N Line, a traseira conta com um difusor saliente e uma favorável saída de escape.

Em poucas palavras, temos aqui um carro com o objetivo de ser um veículo familiar, espaçoso e fácil de utilizar no dia-a-dia. No entanto, mantém as linhas desportivas no exterior, bem como no interior, tudo com um grande foco na condução dinâmica.

Falando em interior…

Hyundai i30 Fastback

Temos aqui a introdução de novos bancos com um design muito desportivo! Mas não se deixe enganar, o objetivo aqui é apenas e só, o conforto. Tanto numa condução suave, como numa mais dinâmica, visto que o formato desportivo dos bancos garante imenso apoio lateral, o que ajuda nas curvas, quando puxar por este menino.

Quanto ao restante, contamos aqui com um ecrã de 10.25 polegadas para o sistema de entretenimento, com boa qualidade. Onde, claro está, vem acompanhado com o Android Auto e Apple CarPlay à sua disposição. Sendo assim, um sistema fácil de utilizar e que oferece uma boa resposta tátil sem demasiadas demoras.

Vamos agora à performance!

A variante testada veio equipada com o motor turbo 1.0L capaz de 120cv de potência e 172nm de torque. Onde temos também aliada a caixa automática de 7 velocidades DCT de dupla embraiagem. O resultado claro está, é uma condução cheia de conforto, que claro, não quebra nenhum recorde de velocidade.

No entanto, mesmo com a caixa automática, e uma condução mais exigente, os consumos rondam os 6 litros a cada 100 km!

Ainda assim, senti a falta dos modos de condução Eco, Normal, Sport, encontrados em quase todos os modelos da marca.

Dito tudo isto, temos aqui um pormenor irritante. Ao fim ao cabo, nos dias de teste, notei que quando o Start/Stop é ativado, o motor só volta a reagir/ligar após parar na totalidade. Literalmente o motor tem de parar (chegar a 0rpm) para voltar a ligar, apenas 1-2 segundos no máximo, mas é o suficiente para atrapalhar quando precisa de uma resposta rápida no trânsito. (A solução é fácil, basta desligar o Start/Stop no botão quando acha que não necessita do mesmo.)

Os números!

Hyundai i30 Fastback Hyundai i30 Fastback

Ora bem, apesar do seu tamanho, o pequeno motor turbo 1.0L de 120cv, consegue ser bem despachado. Aliás, segunda a marca é capaz de impulsionar o i30 Fastback N Line dos 0-100 km/h em 11.4 segundos, até à velocidade máxima de 196 km/h.

Curiosamente, apesar dos números da marca, nos dias de teste foi capaz de efetuar a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 10.9 segundos.

Experiência no dia-a-dia

Hyundai i30 Fastback

Como já dissemos em cima, apesar do olhar desportivo, esta versão está virada para o conforto e praticabilidade. Ainda assim, se puxar pelo pequeno 1.0L em estradas sinuosas vai conseguir uma condução divertida. Sempre com a ajuda de bons ângulos de viragem e uma reação do volante muito rápida, acompanhada pela suspensão que aposta bastante no conforto.

Assim sendo, temos aqui um carro focado em viagens confortáveis, sendo muito prático para todo o tipo de utilidades e até para as famílias numerosas. Afinal de contas, nesta versão FastBack temos ainda mais espaço na bagageira à nossa disposição.

Hyundai i30 Fastback N Line – Conclusão

Hyundai i30 Fastback

Na minha opinião, temos aqui um carro focado para o uso diário, com uma boa experiência de condução e uma praticabilidade muito boa. Além disto, mesmo para os aceleras, o motor turbo 1.0L, apesar de não ser portentoso, não o vai deixar na mão.

Desta forma, é facilmente uma ótima escolha a ter em conta contra os rivais da sua gama, com o mesmo equipamento. Sendo sempre importante referir que aqui inclui os 7 anos de garantia sem limite de quilómetros.

Nota do Redator: Nas nossas reviews automóveis, queremos sempre passar o ‘feeling’ da condução, por isso, tentamos não debitar apenas especificações técnicas. Dito isto, se quiser ter acesso a todas as especificações do automóvel, clique aqui.

Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Silvio José
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Leia também