Eu acredito que num futuro que já não está assim tão longe quanto isso, os serviços de saúde Portugueses vão ter acesso a uma base de dados cheia de muita informação de facto importante relativamente à nossa saúde, devido aos wearables que temos oportunidade de utilizar no nosso dia-a-dia, com uma especial atenção ao smartwatch.
Aliás, acredito que muitos exames e aparelhos vão ficar obsoletos dentro em breve, devido à forma como a tecnologia está a avançar. O Huawei Watch D2 é um exemplo perfeito disso mesmo, e pode até ser o início de algo fantástico nesse sentido.
Huawei Watch D2 (Review) – Um relógio que quer ser médico ou enfermeiro!
Portanto, se existisse uma categoria de “melhor smartwatch para medir a tensão arterial” em qualquer lista de melhores relógios inteligentes, o Huawei Watch D2 levava o troféu para casa sem qualquer concorrência.
Isto acontece porque estamos a falar da sequela ao Watch D de 2022, um smartwatch que nunca chegou a Portugal, mas que agora aparece com ainda mais armas de arremesso para convencer os consumidores.
Ainda não está perfeito, mas deu um grande salto qualitativo, sendo exatamente por isso que a HUAWEI Portugal decidiu apostar no produto na nossa região.
Médico de pulso? Quase!
Antes de mais nada, é preciso salientar que este relógio ainda não substitui absolutamente nada. Isto não é uma desculpa para deixar de medir a tensão em aparelhos certificados, ou de ir a consultas com o seu médico de família (se o tiver).
É um relógio muito interessante, feito a pensar num futuro que vai ser brilhante mas ainda não chegou. Hoje em dia pode servir como complemento, para manter um “olhinho” sempre aberto aos perigos do seu dia-a-dia.
É uma ajuda muito boa para pessoas de mais idade, ou hipertensos. Como é o caso da minha mãe (na imagem). Uma pessoa que toma todos os dias comprimidos para manter a tensão arterial controlada. Mas, volto a dizer. Não substitui nada!
Onde é que este relógio é especial? Bem, a grande estrela aqui é a medição da pressão arterial, feita através de uma tecnologia muito engenhosa e interessante: uma espécie de airbag embutido na bracelete do relógio.
Estamos a falar de algo capaz de fazer o mesmo efeito das máquinas normais de medição de tensão, que enchem uma almofada à volta do seu braço, para os sensores serem capazes de apanhar toda a informação necessária para uma leitura correta.
Algo que me impressionou até mais não na primeira vez que testei a funcionalidade!
Mas, além da funcionalidade que permite a medição da tensão arterial com grandes níveis de fidelidade, a realidade é que também torna o uso do relógio algo super confortável. É quase como andar com uma almofada no pulso durante todo o dia.
O que é realmente muito interessante, especialmente no ginásio, isto em exercícios que quase sempre me causam algum desconforto com outros relógios.
Aliás, tive a oportunidade de o testar num treino de força, e os resultados foram muito similares ao Apple Watch Ultra que custa quase o dobro. Os sensores da HUAWEI nunca desiludem!
Agora, quanto à precisão?
Os resultados pareceram bastante fiáveis, mas há um pequeno detalhe irritante: Tem de estar na posição certa!
Ou melhor, no ângulo certo, no pulso certo, etc… Em suma, tem de existir algum cuidado para a medição ser bem feita. Mas o relógio também é muito bom a avisar qual é a melhor posição, e claro, quando está a cometer algum erro, como pode ver na imagem.
É algo a melhorar nas próximas versões, naquilo que é um produto já de si extremamente impressionante.
O preço é alto! O público alvo é curto.
Agora vem a parte frustrante.
O Huawei Watch D2 chega a Portugal à volta dos 400€, sendo possível encontrar alguns negócios mais simpáticos à volta dos 350€.
São valores altos para um produto que está obviamente focado num nicho de mercado. Ou seja, as pessoas que querem de facto estar muito atentas à sua sáude, seja por obrigação ou capricho. Porém, é um nicho de mercado que quer e gosta destes produtos fora da caixa.
Aliás, a minha mãe, que raramente pensa em gastar dinheiro em “coisas” tecnológicas, disse que comprava facilmente um “brinquedo” destes, para lhe dar alguma calma no dia-a-dia.
É um sinal de que a HUAWEI está num bom caminho.
Conclusão
É um pedaço de tecnologia extremamente interessante, naquilo que é uma HUAWEI ainda pronta a impressionar os mercados com engenhos capazes de mudar vidas. O relógio é de facto bom, com muita qualidade de construção, e atenção ao detalhe.
Ainda assim, continuo a achar que é um nicho de mercado complicado, visto que muito mais facilmente compra um Huawei Watch GT 5 que faz exatamente o mesmo (menos a tensão arterial) por valores muito mais simpáticos, e com um aspeto muito mais normal.