Houve uma altura, há alguns anos, em que o mercado ficava realmente excitado de presenciar o lançamento de um novo SoC Kirin, que teria de rivalizar com tudo aquilo que a Qualcomm, MediaTek e Samsung tinham para oferecer naquela geração. Era uma situação muito curiosa, porque o foco da Huawei poucas vezes foi o mesmo das suas rivais diretas, o que resultava em chips direcionados para outras coisas que não apenas e só a performance pura e dura. Porém, a base tecnológica era exatamente a mesma!
Porém, os tempos mudaram, a Huawei viu-se obrigada a abandonar as linhas da TSMC. Aliás, na verdade, durante algum tempo, também se viu obrigada a utilizar processadores Qualcomm mais antigos, quase sempre limitados a redes 4G.
As coisas voltaram a mudar, e a Huawei tem novamente a capacidade de produzir chips Kirin, feitos à medida para os seus aparelhos. Mas, sem TSMC… O potencial não é o mesmo.
Huawei voltou aos Kirin, mas continuam aquém da concorrência!
Portanto, de forma muito resumida, o novo Kirin 9010 da Huawei, que por sua vez dá vida aos novos Huawei Pure70, consegue um nível de performance 30% inferior ao Snapdragon 8+ Gen1. Isto ao mesmo tempo que consome a mesma exata energia elétrica.
O que não seria assim tão mau quanto isso, não fosse o Snapdragon 8+ Gen1 uma versão um pouco melhorada do Snapdragon 8 Gen1 de 2022 da Qualcomm.
Mas isto é mais ou menos normal!
Visto que apesar de ainda não termos todos os detalhes acerca do SoC da Huawei, é expectável que o mesmo esteja a ser produzido a partir do processo de 7nm da SMIC. Ou seja, a mesma exata tecnologia que deu vida ao Kirin 9000S do ano passado.
A Huawei, devido a todas sanções, não tem acesso aos processos mais poderosos, avançados e eficientes do mercado. No fundo, tem de fazer massa com aquilo que tem à mão.
Entretanto, é também expectável que esta seja a última vez que a Huawei usa um SoC de 7nm num smartphone de topo. A nova série Mate 70 já deve receber um novo SoC de 5nm, que deverá trazer todo um novo nível de performance.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!