Huawei pode voltar em força à Europa? Olha que…

A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China está novamente ao rubro, aliás, nunca esteve tão ao rubro como agora. As tarifas são o tema do momento, e a Apple é inegavelmente uma das grandes afetadas, com preços potencialmente a disparar em várias partes do mundo.

Mas, enquanto a Apple perde, outras vão ganhar. Aliás, quem sabe se esta situação não poderá até trazer de volta uma marca que foi em tempos uma das grandes favoritas dos europeus: a Huawei.

Huawei pode voltar em força à Europa? Já esteve mais longe.

huawei mate x6 (review): é um dobrável incrível que não vai comprar

Com o distanciamento crescente entre os EUA e… Bem… Todos, e com a Europa a tentar manter uma postura mais diplomática (e prática), não será descabido imaginar uma reaproximação entre Bruxelas e Pequim. Algo que, se acontecer de forma mais estratégica, pode abrir caminho para um regresso da Huawei em força ao mercado europeu.

Afinal de contas, as sanções em cima da Huawei partiram de Donald Trump, e apesar de terem sido mantidas ao longo dos anos, a realidade é que uma aproximação poderá mesmo resultar em uma mudança das regras do jogo.

Ainda se lembra da Huawei de antigamente?

A Huawei continua viva, e de facto bem viva, especialmente no lado dos wearables. Mas, antes do bloqueio americano, a Huawei estava em alta. Aliás, a Huawei estava a ultrapassar a Samsung e Apple em vários mercados, como era o caso do Português.

A gigante Chinesa lançava smartphones inovadores, batia recordes no mundo da fotografia, e rivalizava com a Apple e a Samsung sem medos. Podemos até dizer que o facto de o mercado atual ser uma “seca”, é um pouco culpa daquilo que aconteceu com a Huawei.

huawei mate x6 (review): é um dobrável incrível que não vai comprar

Mas… O problema foi político: os Estados Unidos bloquearam o acesso da marca chinesa a tecnologia essencial como os serviços da Google, redes 5G e até componentes de topo. Isto matou por completo a ambição da Huawei no ocidente.

Mas e agora? A Europa pode ser o novo campo de batalha

Se a União Europeia conseguir manter-se afastada das tarifas americanas e optar por manter (ou até reforçar) as relações comerciais com a China, a Huawei pode voltar a ter espaço para respirar por cá.

Não estamos a dizer que tudo vai voltar ao que era antes, mas se houver uma abertura, rapidamente vamos ver as coisas a mudar.

A Google é uma empresa Americana… Isso é um problema.

Mas, a continuar assim, será que podemos continuar a olhar para a Google como até aqui. É outra questão complicada de responder.

Conclusão

É cedo para dizer que a Huawei vai reconquistar a Europa. Mas, se a UE optar por uma aproximação mais pragmática à China, e se as tarifas dos EUA criarem mais divisão no mercado tecnológico… Então sim, podemos estar a assistir aos primeiros sinais de um regresso em grande da gigante chinesa.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...