Apesar de ainda não se notar, o 5G já é uma realidade um pouco por todo o mundo. Por isso, as gigantes do mundo dos smartphones e fornecimento de rede móvel já estão a planear o seu próximo passo. Ou seja, a implementação das redes 6G.
Dito isto, caso não saiba, a Huawei é uma das empresas com mais ‘know-how’ na indústria das telecomunicações. Aliás, é muito provavelmente a empresa com mais patentes referentes às redes de nova geração 5G. Sendo exatamente por isto que foi atacada forte e feio pela administração de Donald Trump em 2019 e 2020… Tudo porque a grande maioria das infraestruturas críticas da rede tinham tecnologia da gigante Chinesa.
Mas esquecendo tudo isto, a Huawei já se está a preparar para o que vem a seguir, ou seja, as redes 6G. E pelos vistos, segundo o presidente da empresa, o próximo passo vai oferecer um nível de velocidade incrível, estamos a falar de uma velocidade de ligação à rede 50x mais rápida que o 5G.
Huawei vai lançar 6G em 2030! (50x mais rápido que o 5G)
Portanto, foi na última conferência global da Huawei em Shenzen, que o presidente da gigante Chinesa falou um pouco sobre o assunto. Voltando a salientar o domínio da empresa no mundo do 5G, e aparente intenção de levar esse domínio às próximas etapas do mundo das telecomunicações.
Ou seja, a Huawei já aparenta estar bem avançada no desenvolvimento do próximo standard. O que claro está, também demonstra toda a confiança da empresa no seu futuro a médio e longo prazo. Especialmente numa altura em que a China está a investir forte e feio em próprias linhas de produção para não ter de depender da tecnologia ocidental.
Entretanto, segundo os novos desenvolvimentos, a Huawei aponta para o ano de 2030 como a chegada da tecnologia ao mercado. Mencionando ainda planos para o lançamento de um ‘whitepaper’ de forma a ajudar a indústria a perceber o que é o 6G na verdade.
Em termos de velocidades, a tecnologia 6G vai ser capaz de oferecer 1000 Gigabytes por segundo, com uma latência de 100 us (microssegundos). Ou seja, 50x mais rápida, e a latência (que por acaso é a grande vantagem do 5G), é de apenas 1 décimo daquilo que o 5G é capaz de oferecer.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!