Huawei vai dizer adeus ao Android. Com mais performance!

Ligações rápidas

A Huawei está fora do ecossistema Google, não tem acesso aos serviços, nem à sua App Store, e no fundo, além de uma base sólida, o Android já não tem grandes vantagens para oferecer à gigante Chinesa. Por isso, com o HarmonyOS Next, a Huawei quer dizer adeus não só ao sistema operativo Android, mas também adeus à Kernel baseada em Linux.

De forma muito resumida, a Huawei quer um sistema operativo realmente seu, onde consiga controlar tudo, com mais performance, e claro, mais eficiência. Porém, é muito provável que este sistema operativo nunca saia da China para tentar fazer das suas na Europa. Não vai existir suporte com as apps desenvolvidas por cá.

Huawei vai dizer adeus ao Android. Com mais performance!

huawei pura 70

Portanto, apesar do facto de isto não ter qualquer impacto no nosso mercado, pois provavelmente vai ser um exclusivo Chinês, não deixa de ser interessante ver a Huawei a fazer o tudo por tudo para continuar a ser uma das referências do mundo Android a uma escala global.

Aliás, isto é algo que já andava a ser prometido há vários anos, na realidade desde que a relação da Huawei com o Android começou a fazer cada vez menos sentido com o impacto das muitas sanções impostas em cima da empresa. Sendo exatamente por isso que apesar de ainda existir uma base Android nos aparelhos da Huawei, todos os serviços da Google foram removidos, com a Huawei a utilizar os seus próprios serviços HMS (Huawei Mobile Services).

Dito tudo isto, a Huawei decidiu apresentar uma nova versão do seu Sistema Operativo na HDC2024 para programadores. Um Sistema Operativo que tem a sua própria Kernel (Hongmeng), em vez de utilizar a mesma Kernel Linux que tem dado vida ao sistema operativo Android da Google, bem como também ao ChromeOS.

Segundo a fabricante, esta Kernel, que por sua vez dá vida ao HarmonyOS NEXT, oferece 30% mais performance e reduz o consumo de energia em mais de 20%. Números muito interessantes no grande panorama daquilo que é um aparelho focado no mobile.

Curiosamente, tal e qual como a Google e a Apple, a Huawei também está a apostar na Inteligência Artificial. Sendo exatamente por isso que o novo HarmonyOS já tem tecnologias generativas de imagem e som. Além disso, também já tem um assistente IA de seu nome Xiaoyi, baseado no modelo Pangu Big Model 5.0.

Fora da China? Como vai ser?

Vai continuar tudo igual, porque, na realidade, a Huawei não tem grande expressão no lado dos tablets e smartphones fora da China. Por isso, mais vale continuar com a mesma estratégia de aproveitar o Android, e assim manter compatibilidade com todas as apps mais populares.

 

Ainda existe interesse à volta dos aparelhos da Huawei na Europa, especialmente em Portugal? A qualidade de construção e performance continuam lá, especialmente no campo das câmaras. Mas… Em termos de preço e praticabilidade, as coisas são francamente más. Quem é que vai pagar 1500€ por um topo de gama da Huawei, quando é possível comprar um outro qualquer topo de gama sem limitações no hardware e software?

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados