Já por muitas vezes afirmámos que é uma questão de tempo até o smartwatch se transforme num dispositivo de saúde completo, capaz de fazer exames de rotina sem ter de ir a uma clínica ou a um hospital.
Honestamente, acredito que já não estamos muito longe de um futuro em que chega a uma consulta, seja ela presencial ou virtual, em que o seu médico tem acesso a toda uma panóplia de dados, todos eles vindos do seu relógio.
Os primeiros passos já foram dados! Com as fabricantes a mostrar um foco cada vez maior neste tipo de tecnologia. Quer um exemplo? Basta olhar para a Huawei com o primeiro relógio inteligente do mundo com certificação médica.
Huawei lançou o primeiro relógio do mundo com certificação médica
Portanto, ao mesmo tempo que anunciou a gama GT 5, bem como o seu novo Watch Ultimate de 899€, a Huawei também aproveitou o mesmo evento para anunciar o lançamento do seu Watch D2.
Um smartwatch que, com um simples toque, permite ao utilizador aferir 5 indicadores chave para a sua saúde, que por sua vez vão dar origem a um relatório extenso, capaz de identificar potenciais problemas para o imediato, ou para o futuro.
Os indicadores são:
- frequência cardíaca,
- stress,
- oxigenação do sangue,
- temperatura da pele,
- qualidade do sono.
Assim, apesar do facto de o Watch D2 não chegar a Portugal, a realidade é que é um produto que marca pela positiva, ao mudar a forma como as coisas são feitas no mundo da saúde.
Afinal, com tanta tecnologia dentro de um smartwatch moderno, será que existe assim tanta diferença entre um relógio de qualidade, certificado, e um qualquer aparelho ECG com 20 anos de idade, presente num hospital, clínica ou centro de saúde?
Que certificação é esta?
Temos de salientar que, depois de obter a sua certificação EU MDR (Regulamento Europeu de Dispositivos Médicos), o Watch D2 é capaz de fornecer Monitorização Ambulatória da Pressão Arterial.
Isto permite aos utilizadores definir lembretes inteligentes para a medição da tensão arterial, permitindo-lhes verificar a sua tensão arterial simplesmente levantando o pulso. Também mede automaticamente a tensão arterial durante o sono, garantindo uma noite de descanso sem interrupções. Esta funcionalidade é particularmente útil para quem sofre de hipertensão ou foi aconselhado por um médico a monitorizar a sua tensão arterial.
Especialmente porque o relógio ajuda a identificar os ritmos circadianos da tensão arterial. Sendo também capaz de detetar taxas anormais de descida da tensão arterial durante a noite.
Só faz isto?
Em suma… Não! É um smarwatch normal, que também faz chamadas, apresenta notificações, e também o acompanha nos treinos.
Porém, o que é realmente importante, é que já é possível certificar relógios como este em áreas altamente qualificadas. O mundo está mesmo a mudar.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!