Normalmente, quando queremos um PC Desktop, ou um portátil, vamos olhar para a lista de especificações à procura do processador que serve de base à máquina, que claro está, deverá pertencer à gama de produtos da Intel ou AMD. Porém, da mesma forma que a Apple disse adeus aos processadores Intel há alguns anos, eis que as fabricantes mais tradicionais do mundo Windows querem agora testar seguir um pouco desse mesmo caminho.
Não vai ser uma mudança revolucionária, a 100%, como a Apple fez. Porém, vamos ver muitas e boas fabricantes muito conhecidas de portáteis a apostar em processadores Arm, como é o caso do Snapdragon X Elite, ou Snapdragon X Plus.
No caso da Huawei, para continuar a sua saga de se metar independente de tudo o que a rodeia, vamos ver um processador desenvolvido pela própria, e claro, produzido pela SMIC.
Isto é muito interessante, porque ao contrário daquilo que acontece no mundo dos smartphones, a Huawei tem todo o acesso possível e imaginário ao ecossistema Windows com os seus portáteis.
Por isso, podemos estar perante um processador bom, poderoso, e barato, a servir de base a um portátil Huawei extremamente interessante e bem construído. Se chegar a um bom preço… Bem… Tudo é possível!
Huawei também vai apostar num portátil sem Intel ou AMD!
Portanto, já existiam rumores de que a Huawei estava a trabalhar num novo SoC que era apenas referido como “Kirin PC Chip” e, embora o seu nome atual fosse muito pouco apelativo, o seu desempenho, segundo os rumores, era completamente o oposto, com o seu desempenho multi-core a aproximar-se do incrível M3 da Apple.
Infelizmente, nessa altura, ainda ninguém tinha ideia da sua chegada ao mercado. Porém, parece que vai tudo acontecer já em Maio, ou Junho, a partir da nova gama de portáteis Qingyun.
Curiosamente, diz-se que a Huawei vai organizar um evento no dia 7 de maio. Que caso não saiba, é a mesma data do evento “Let Loose” da Apple! Pelo que será interessante ver como a antiga gigante chinês pode tentar roubar alguma da atenção que normalmente fica sempre do lado da Apple.
Temos de esperar para ver o que isto vai dar, especialmente se este esforço pode ou não resultar num lançamento global. A Huawei continua a apostar na Europa, mas neste caso, pode ser um produto demasiado fora do normal para isso acontecer.
O mundo dos computadores está a mudar, especialmente no lado dos portáteis. Está pronto para as mudanças?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!