A proibição imposta pelo governo Norte-americano na gigante Chinesa Huawei fica pior e mais pesada a cada mês que passa. Afinal de contas, isto fez com que uma das maiores fabricantes de smartphones do planeta se visse obrigada a criar um novo sistema operativo de raiz, onde claro está, poderá criar uma experiência realmente apetecível sem necessitar dos serviços Google.
Dito isto, a Huawei deverá começar a substituir o SO Android dos seus smartphones pelo seu próprio HarmonyOS já no próximo ano. Algo que é obviamente um risco para a Huawei, mas que também poderá ser nefasto para a gigante Google!
Ao fim ao cabo, apesar de todos os problemas conhecidos, a Huawei continua a ter vendas muito fortes na Europa, especialmente no nosso país… Por isso, a Google vai acabar por perder muitos e bons utilizadores. Isto, para uma nova rival que em boa verdade, nunca pensou ter de lidar num futuro próximo.
Dito isto, acaba por ser muito curioso ser a própria Huawei a revelar uma funcionalidade chave do Sistema Operativo Google que deverá reformar o velho nosso conhecido SO Android, o Fuchsia.
Huawei revelou umas das funcionalidades chave do substituto do Android
Portanto, se é fã do mundo Android, é muito provável que conheça bem o nome Fuchsia.
Ao fim ao cabo, é o SO que muitos dizem ser o futuro do mundo mobile, trazendo também muitas correções que fazem muita falta ao atual SO da Google. Onde claro está, temos de salientar a fragmentação do mercado, ou seja, a Google deverá ter a mesma exata liberdade no lançamento de atualizações que a Apple com o iPhone. Além disto, o novo SO também deverá ter um renovado foco nas definições de privacidade e segurança.
Contudo, há uma coisinha bem interessante que ficamos agora a saber pela Huawei, uma funcionalidade chave do novo SO Google que quase ninguém parecia conhecer.
A Huawei afirmou que o HarmonyOS irá ser capaz de se comportar como o Fuchsia OS!
Ou seja, quem comprar um smartphone Huawei baseado no Android (EMUI 11), poderá ‘saltar’ para o novo SO (HarmonyOS) da fabricante! O que por sua vez confirma que qualquer smartphone baseado no Android mais recente, poderá saltar para o novo Fuchsia OS da gigante da pesquisa.
Desta forma, mesmo que compre um smartphone antes do lançamento destes dois sistemas operativos, não ficará trancado num ecossistema com um fim à vista, seja ele o Android da Google, ou o Android da Huawei.
Huawei revelou umas das funcionalidades chave do substituto do Android – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!