A Samsung está a trabalhar arduamente no Galaxy S10. O objetivo é cimentar a primeira posição e não permitir que a Huawei chegue perto. É certo que bater o Galaxy S10 não será fácil, uma fez que o fabricante chinês tem vindo a conquistar terreno e já é número dois no mundo, tendo derrubado a Apple.
No entanto uma boa guerra entre concorrentes só beneficia os consumidores. Mais investigação, mais novidades e sobretudo preços atrativos.
A propósito disto o site AndroidAuthority publicou um artigo muito interessante que revela tudo aquilo que o novo Huawei P30 terá de ter para conseguir bater o Samsung Galaxy S10. Nas próximas linhas resumimos esse artigo e contrapomos também com algumas ideias.
Bater o Galaxy S10: um fator diferenciador é essencial
A Huawei tem vindo a fazer um trabalho muito interessante neste campo. Todos os anos tem encontrado algo de novo para dar resposta à Samsung. O fabricante coreano lançou a abertura variável, a Huawei apresentou um sistema de câmara tripla.
E o que vai acontecer no Huawei P30 Pro?
Seria interessante se o Huawei P30 Pro integrasse uma câmara pop-up que daria origem a um design sem molduras. Esta é uma ideia que já foi implementada em alguns equipamentos. De facto, é algo mais futurista e limpa completamente o ecrã de monocelhas e afins.
De facto, este seria um fator diferenciador, uma vez que o Galaxy S10 deverá integrar um buraco no ecrã.
Ainda assim não nos parece que isto vá acontecer. O P30 Pro deverá integrar uma monocelha em forma de gota de água.
Caso isto se confirme, a diferença entre os dois equipamentos não se deve decidir no painel frontal.
O carregamento sem fios será obrigatório
Para bater o Galaxy S10, o Huawei P30 Pro tem de ter todas as funcionalidades que já são quase um standard. O carregamento sem fios é uma delas. Agora que não está presente no P20 Pro.
Entretanto, à semelhança do Mate 20 Pro, o Huawei P30 Pro deverá integrar também a possibilidade de carregar outros dispositivos.
Como sabem este sistema já está disponÃvel na gama S, desde o S8.
Sensor de impressões digitais no ecrã e certificação IP68
Para estar à altura dos concorrentes, o novo Huawei P30 Pro deverá ter um sensor de impressões digitais no ecrã e ainda a classificação IP68 que garante resistência à água e a poeiras.
Trazer de volta a saÃda para auscultadores
Parece-nos pouco provável mas não era má ideia a Huawei colocar novamente a saÃda para auscultadores no P30 Pro.
As câmaras são sempre um enorme fator diferenciador
O Huawei P20 Pro tem uma configuração de câmara tripla na parte traseira. Suporta reconhecimento de cenas, disponibiliza um zoom óptico de 3X e zoom hÃbrido de 5X. No entanto, a Huawei não pode cruzar os braços. A Samsung vai apostar forte neste departamento, já que a qualidade da câmara é uma das funcionalidades mais importantes para a maioria dos utilizadores.
Neste campo, substituir o sensor monocromático por outra grande angular parece ser o caminho a percorrer.
O P20 Pro possui um sensor principal de 40MP para capturar um amplo espetro de cores, um sensor monocromático secundário de 20MP para capturar detalhes adicionais e uma terceira câmara de 8MP que é usada para zoom e distância focal adicional.
Para melhorar a configuração, a primeira coisa que a Huawei deve fazer é substituir a lente monocromática por uma grande angular como acontece no Mate 20 Pro.
Isto oferece mais versatilidade ao tirar fotos.
Dar muita atenção à interface
A Samsung está a preparar uma nova interface. Segundo a Samsung, o novo software OneUI vai ajudar os utilizadores a estarem mais focados. De facto, vem com várias otimizações à volta deste conceito.
Na prática, o OneUI destaca ou enfatiza os elementos mais importantes em cada interação para melhorar a utilização. As opções aparecem ou desaparecem ao executar determinadas tarefas, dependendo do que o software julgar necessário.
Da mesma forma, certos Ãcones e textos foram reduzidos ou ampliados de acordo com a prioridade.
A Samsung também efetuou alterações para a ir de encontro à dimensão cada vez maior dos smartphones.
Assim dividiu os menus em duas áreas distintas: a área de visualização e a área de interação.
A área de visualização contém um cabeçalho grande onde estão as informações mais abrangentes. São exemplo disso, alertas para alarmes futuros. Já a área da interação é facilmente acessÃvel com uma mão. Na prática inclui os pormenores e as possÃveis acções.
Também há alterações nos elementos estéticos
Também há muitas mudanças estéticas que refletem o design mais amplo dos próprios telemóveis recentes da Samsung. Isto faz com que o software e o hardware se complementem melhor.
Olhando para o vÃdeo ficamos com a sensação que a Samsung pode ter acertado em cheio com esta nova interface. Tudo parece mais intuitivo e simples. Se tudo correr bem, vai ser sem dúvida uma mais valia que vai tornar os equipamentos deste fabricante ainda mais interessantes.
Ora com esta forte aposta da Samsung na interface, a Huawei não pode cruzar os braços!
Assim, é preciso agarrar no EMUI e melhorar alguns aspetos. Atenção que eu gosto muito da interface da Huawei, mas é preciso ainda mais.
No entanto, este “ainda mais” não significa carregá-la com funcionalidades. Eventualmente, o caminho passa por simplificar. Uma experiência mais semelhante à dada nativamente pelo sistema operativo Android, mas com funcionalidades únicas.
Um bom exemplo é o que a OnePlus faz com o OxygenOS. É muito semelhante ao Android nativo, mas tem novas funcionalidades muito interessantes.
Uma bela bateria é essencial
A Huawei sai-se sempre muito bem no campo das baterias. O P20 Pro possui uma enorme bateria de 4.000mAh. Ou seja, 500mAh mais do que o S9 Plus. No entanto, a Samsung deu um enorme passo com o Note 9, equipando-o com uma bateria de 4.000mAh. Provavelmente fará o mesmo com o futuro Galaxy S10 Plus. Ou seja, para a Huawei bater o Galaxy S10 vai precisar de uma grande bateria!
Eventualmente, o P30 Pro terá uma bateria de 4300 mAh.
Uma guerra que será renhida
Sinceramente, a guerra entre estes dois titãs em 2019, a meu ver, será mais renhida do que nunca. A Samsung tem mesmo de marcar pontos com o Galaxy S10. Por outro lado, a Huawei tem de dar tudo o que tem para ultrapassar a Samsung. Assim, será o ano em que ninguém vai deixar truques na manga. É que os trunfos vão ser todos jogados!
O que acham? Quem irá vencer esta batalha? A Huawei vai bater o Galaxy S10? De que lado estão? Contem-nos tudo nos comentários.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!