Já era evidente desde os rumores e na altura do lançamento oficial: o Huawei P20 Pro é um dos melhores smartphones do mercado. Quem ainda tem dúvidas, quando vir as vendas vendas vai rapidamente deixar de as ter.
O Huawei P20 Pro é o topo de gama da Huawei mais vendido de sempre em toda a Europa Ocidental. Ao mesmo tempo, as vendas do novo P20 Pro superaram as do antecessor P10 Plus em 316%, e isto aconteceu apenas num mês após o lançamento oficial na Europa. Este é sem dúvida um resultado fantástico, mas não inesperado, apesar do preço elevado deste equipamento.
Lembramos que o Huawei P20 Pro foi lançado na Europa há exatamente um mês, a 27 de março, com o preço de 899 Euros. Esmiuçando as vendas, a maioria foi registada em Inglaterra, Alemanha e França. Ao mesmo tempo e segundo o Google Trends, a gama Huawei P20 é uma das mais pesquisadas na Espanha, Alemanha e Itália.
Mas afinal o que faz a diferença neste equipamento?
Um design que dá nas vistas
A Huawei tem o hábito de desenvolver equipamentos atrativos e a linha P20 é um exemplo disso. Todos os modelos partilham um aspeto premium, especialmente pela utilização de vidro na parte traseira. Importa destacar ainda os cantos arredondados que garantem uma utilização muito confortável deste smartphone.
Monocelha que não assusta
A integração da monocelha, popularizada pelo iPhone X, assenta que nem uma luva no Huawei P20, pelo facto de ter uma dimensão reduzida. De facto, é significativamente menor do que no equipamento da Apple. Para além disto e para que ela não incomode o utilizador, a Huawei puxou um coelho da cartola. Quando estiver a utilizar, por exemplo, o Chrome surge uma barra preta que acaba por tapar a monocelha, embora o sinal de rede e o indicador da bateria se mantenham no mesmo sÃtio.
Câmaras
A fotografia tem sido o ponto de honra de diversos fabricantes de smartphones que pretendem conquistar a atenção dos consumidores. A Huawei não é exceção e depois da parceria com a Leica que estabeleceu aquando do lançamento do P9, tem vindo a aperfeiçoar continuamente os sensores fotográficos.
O Huawei P20 Pro leva a fotografia ainda mais longe com a integração de um sistema de três câmaras. Logo à partida este equipamento tem a capacidade de tirar fotografias com condições de luz reduzida, como nenhum outro. Junta-se a isto a capacidade de zoom hÃbrido de 5x, a focagem automática preditiva do movimento dos objetos e a possibilidade de captura de imagens em câmara lenta, só para referir alguns.
Desempenho
Um dos pontos de honra da linha P20 é sem dúvida o processador Kirin 970 que aposta na inteligência artificial como aspeto diferenciador. Este é aliás o mesmo processador que podemos encontrar no Huawei Mate 10 Pro. A plataforma de IA é executada numa Unidade de Processamento Neural dedicada (NPU), ou seja, um hardware que é muito bom na execução de redes neurais.
Quando comparado com o processador, o NPU garante até 25 vezes o desempenho com uma eficiência até 50 vezes maior. Por outras palavras, o NPU do Huawei Kirin 970 pode executar as mesmas tarefas de processamento de IA mais rapidamente e com menos energia. Por exemplo, ao nÃvel dos testes de reconhecimento de imagem, o Kirin 970 processa 2.000 imagens por minuto, cerca de 20 vezes mais rápido do que se todo o processo tivesse de ser suportado pelo CPU.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!