Huawei não espia ninguém afirmam diversos operadores

Diversas operadoras de telecomunicações em todo o mundo afirmam que não existe qualquer prova de que a Huawei esteja a espiar alguém, conforme sugeriram algumas organizações americanas.

Segundo a Reuters, a Deutsche Telekom revelou que a sua colaboração com a Huawei tem sido duradoura e multi-facetada sem quaisquer evidências de espionagem em qualquer dos equipamentos adquiridos por esta operadora à Huawei.

Já o vice-presidente da operadora canadiana Bell, Bruce Rodin, afirmou que a sua empresa conta com auditores independentes de segurança informática para avaliar o equipamento da Huawei e nunca teve qualquer suspeita de espionagem em cerca de dez anos de colaboração.

Nas suas palavras, nenhum “código malicioso ou backdoors” foram descobertas nas soluções de rede da Huawei e as recentes questões da empresa nos EUA são “uma coisa comercial”. Rodin sugere que Washington simplesmente está simplesmente a tentar proteger a sua própria indústria e a bloquear a concorrência.

Thomas Jarzombek, membro do parlamento alemão e porta-voz digital da União Democrata-Cristâ da Alemanha, declarou que as atividades denunciadas por Edward Snowden indicam que os gigantes de Silicon Valley podem não ser mais confiáveis do que os seus pares chineses.

Lembramos que recentemente a Huawei prometeu investir mais de quatro mil milhões de dólares em Inglaterra e também ganhou o apoio da segunda maior economia Europeia.

Já a operadora de telecomunicações francesa, a Orange, afirmou que trata a Huawei da mesma forma como lida com outro qualquer fornecedor de equipamentos de rede.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também