Muitos pensam que os smartphones dobráveis não são duráveis. De facto, isto faz algum sentido. É que são sempre equipamentos que têm uma parte móvel e isto pode fazer com que exista menos resistência. Lembro que os pioneiros nestes equipamentos foram a Samsung e a Huawei e apesar dos adiamentos iniciais começaram a disponibilizar vários modelos. Assim um YouTuber conhecido pelas suas muitas maldades no canal JerryRigEverything resolveu testar a durabilidade do Huawei Mate X2. Aparentemente as coisas correram muito bem.
Huawei Mate X2 surpreende nos testes de durabilidade!
Em primeiro lugar o Huawei Mate X2 está dividido em duas partes – para os ecrãs externos e internos. Assim os resultados do teste mostram que o vidro que protege o ecrã externo fica riscado depois de se utilizar uma ferramenta com a dureza de 6 na escala de Mohs. Entretanto uma chave com a dureza de 7 causa ainda riscos mais profundos.
Entretanto há um pormenor mas que até era esperado. É que o ecrã interior é mais frágil que o ecrã externo. Os testes revelam que os riscos aparecem logo com a dureza de 2 na escala de Mohs. Os mais profundos são com a dureza de 3 na mesma escala.
O site JerryRigEverything testou a durabilidade do Huawei Mate X2, dobrando-o ao meio, no sentido contrário. Isto não foi possível. Eventualmente devido a um sistema de dobradiça mais estável.
O sistema de dobradiça do Huawei Mate X2 utiliza uma variedade de materiais especiais e processos de fabrico.
Assim ele utilizou um metal líquido à base de zircónio e outro material de aço super resistente. Este último pode evitar o impacto e não deforma. Este material não é inferior à resistência dos automóveis.
Entretanto isto mostra que os dobráveis estão no bom caminho. Dito isto, com o passar dos anos teremos equipamentos cada vez mais resistentes.