Afastar a Huawei da Europa pode ser uma péssima ideia!

Os Estados Unidos levaram a Huawei muitas vezes para o centro das notícias. E não por boas razões. A perseguição norte-americana a esta empresa foi sempre escalando. Assim retirou software, licenças e até componentes. De facto, esta empresa enfrenta vários problemas. Inclusive com a implementação do 5G. É que devido a estes problemas com os Estados Unidos, alguns países na Europa começaram a fechar a porta à Huawei. No entanto isto pode ser a pior ideia de sempre.

Afastar a Huawei da Europa pode ser uma péssima ideia!

Recentemente, o Oxford Economic Research Institute divulgou um relatório sobre a Huawei. Ele vem com o título “Impacto da Huawei na Economia Europeia”. O relatório mostra que em 2019, as operações da Huawei na Europa criaram 16,4 mil milhões de euros em benefícios económicos para a Europa. Isto de forma direta ou através da cadeia de distribuição. Assim isto traduz-se em cerca de 224.300 empregos e 6,6 mil milhões de euros em impostos.

Esta empresa também fez contribuições positivas para a Europa no campo da investigação e desenvolvimento. De acordo com o “Ranking de Investimento em P&D Industrial da UE 2018/2019” divulgado pela Comissão Europeia, a gigante chinesa está em quinto lugar. Na classificação de pedidos de patente de 2019 do Escritório Europeu de Patentes, os pedidos de patente da Huawei estão em primeiro lugar. Pete Collings, responsável da Consultoria de Impacto Económico para a Europa e Médio Oriente da Oxford Economics, disse: “O investimento em P&D, como o que a Huawei fez, é crucial para melhorar a produtividade geral da economia europeia”.

Segundo a Huawei em 2019, a contribuição direta deste fabricante para o PIB europeu foi de 2,8 mil milhões de euros, assim com uma taxa média de crescimento de 11,4% nos últimos cinco anos.

Huawei, Richard Yu, Huawei Europa

O Oxford Institute for Economic Research avaliou o impacto económico geral desta empresa na Europa, incluindo a contribuição da Huawei para o PIB europeu, os empregos apoiados pela Huawei na Europa e os impostos criados e caso houvesse um afastamento deste fabricante da maioria dos países, o impacto pode ser muito negativo.

Entretanto apesar do que se passa a Huawei continua firme na implementação de equipamentos 5G. Vamos ver como isto se vai desenrolar. No entanto, uma coisa é certa. As eleições americanas podem ter um enorme papel nisto.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também