Huawei está a dar tudo para levar mais performance ao Mate 70!

Como deve saber, apesar de continuar presente, e de na verdade com produtos muito interessantes, a Huawei já não tem as facilidades de antigamente. Mais concretamente, é muito difícil para a gigante Chinesa ter acesso a linhas de produção extremamente evoluídas, e mesmo quando tempo, tem de optar por produtos “limitados”, como foi o exemplo daquilo que aconteceu há alguns anos quando trocou os seus SoC Kirin por versões “capadas” dos SoC Qualcomm Snapdragon.

Dito tudo isto, a Huawei já voltou a desenhar e a produzir os seus próprios processadores Kirin, porém, está muito limitada no lado das linhas. Ainda assim, a aposta (e investimento) para dar o salto continuam a acontecer, e ao que tudo indica, o salto para os 5nm deve acontecer ainda este ano.

Huawei está a dar tudo para levar mais performance ao Mate 70!

Portanto, a gama Mate 60 foi um sucesso absurdo no ano passado, e os mais recentes Pura 70 (nomeadamente o modelo Ultra) também se fartaram de fazer capas de revista. Porém, todos estes aparelhos acabaram por ser baseados em SoCs Kirin 9000S (Mate 60) e Kirin 9010 (Pura 70), chips produzidos nas linhas de 7nm (N+2) da SMIC.

Com a nova gama de aparelhos Mate 70, a Huawei quer equipar os seus aparelhos com algo mais evoluído, ao dar o salto para a linha N+3 da SMIC, que apesar de ainda estar longe da performance e eficiência das linhas de 4nm ou 3nm da TSMC, apresenta uma densidade significativamente maior face ao processo utilizado nos últimos meses.

Porquê todo este esforço?

Bem, a SMIC podia produzir chips de 5nm na sua maquinaria atual. Porém, ao utilizar linhas DUV em vez de EUV, o custo de produção seria muito mais alto, e a taxa de defeito seria demasiado alta.

Por isso, o novo Kirin 9100 deve continuar a ser baseado no processo de 7nm! Porém, agora em linhas otimizadas, com mais transístores, e como tal, uma melhor performance por watt.

Conclusão

Continua a ser incrível, apesar do facto de a Huawei já não ter grande peso no mercado Europeu de smartphones. Ver a fabricante Chinesa sempre pronta a investir e a ultrapassar as dificuldades que aparecem à sua frente é incrível.

Será que ainda vamos ver smartphones Huawei a fazer sucesso em Portugal? Ou isso é um comboio que não volta a passar?

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também