A Huawei foi, durante muitos anos, uma marca de referência em Portugal, sendo exatamente por isso que mesmo após tudo aquilo que aconteceu com as sanções Norte-Americanas, a fabricante se manteve de pedra e cal neste cantinho à beira mar plantado, e bem, porque apesar do normal desaparecimento dos smartphones, devido à falta de interesse dos consumidores em telemóveis Android sem serviços Google, a verdade é que a Huawei continuou sempre a ser uma marca portentosa na performance, design, e qualidade de construção, em vários sub-mercados, como é o exemplo dos portáteis, dos earbuds, e claro, dos smartwatches.
No entanto, nos últimos tempos, parece que a Huawei tem vindo a perder força em Portugal, especialmente depois de ver a loja Huawei Experience, situada no Centro Comercial Colombo, fechada.
Será uma mudança de paradigma? A estratégia está a mudar? Bem, fizemos estas perguntas à própria fabricante.
Huawei em Portugal: O que está a acontecer com a marca?
Portanto, sou dos primeiros a afirmar que tudo aquilo que aconteceu, foi uma real pena… Quem ficou sempre a perder no meio disto tudo, foi o consumidor, que se viu sem menos uma alternativa de qualidade, e que na verdade, era uma das fabricantes que mais empurrava o mundo dos smartphones Android para a frente.
Ainda assim, foi incrÃvel a forma como a Huawei se manteve, e continuou a apostar no mercado Português, sempre com produtos de qualidade inegável. Uma aposta, que nas últimas semanas parece ter mudado de tom. Sendo exatamente por isso que fizemos algumas perguntas à Huawei Portugal. Ora leia:
-
A Huawei vai sair de Portugal?
“Para a Huawei, os clientes estão sempre em primeiro lugar. Como tal, fazemos sempre o nosso melhor para responder de forma eficiente à s suas necessidades. À medida que estas necessidades evoluem e os hábitos de compra se tornam digitais, as marcas devem continuar a explorar e a desenvolver novos modelos de retalho e serviços premium que otimizem a experiência do cliente. A Huawei tomou a decisão de fechar a loja fÃsica Huawei Experience, gerida em parceria com a Select Smart, localizada no Centro Comercial Colombo, mas continuará a vender os seus produtos inovadores de alta qualidade através da sua loja online, dos seus parceiros retalhistas e agora também no Service Center da Huawei, em Lisboa, através do qual pretende continuar também a oferecer um excelente serviço pós-venda aos seus fiéis clientes.”
-
Se sim, porquê?
“Vamos continuar a apostar no mercado português, sempre comprometidos em entregar tecnologia inovadora aos seus consumidores portugueses.”
-
Se não, qual é o objetivo? As coisas vão mudar? Em que sentido? Mudança de paradigma?
“A Huawei é um negócio global forte e resiliente. O setor global da tecnologia de consumo tem sido duramente atingido nos últimos dois anos, e o impacto da pandemia e das questões associadas à cadeia de abastecimento têm impactado fortemente a nossa – e outras – indústrias a nÃvel global.
Contudo, somos consistentes no nosso compromisso contÃnuo com os nossos consumidores, bem como com a inovação técnica e com os mercados em que operamos, incluindo Portugal.
Como qualquer negócio bem gerido, estamos sempre a avaliar e a adaptar as nossas prioridades comerciais, a fim de estarmos aptos para implementar estratégias que nos ajudem a atingir com sucesso esses objetivos. Este é um perÃodo desafiante para a economia global e, nestas circunstâncias difÃceis, é natural que tenhamos de fazer algumas mudanças no nosso negócio para garantir que podemos continuar a prestar o melhor serviço possÃvel aos nossos clientes.
Entretanto, acompanhando a procura dos consumidores, continuamos a investir nas nossas capacidades de retalho digital, serviços e apoio aos nossos clientes.”
Conclusão
Não, a Huawei não vai sair de Portugal, mas vai mudar um pouco a forma como tem vindo a fazer negócio no nosso território.
A loja do Colombo fecha, mas vamos continuar a ver produtos da gigante Chinesa nas lojas do costume, e ao que tudo indica, o centro de reparação Lisboeta vai também servir como loja flagship. Ao mesmo tempo, a aposta no online, que tem corrido bem, é para continuar.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Ainda é cliente da marca, ou ficou com receio depois de tudo o que aconteceu após o ano de 2019? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
(Fonte oficial da área de consumo da Huawei Portugal)
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!