Huawei: É o fim? DesistĂȘncia do mercado Europeu!

HĂĄ algumas semanas atrĂĄs, fizemos uma peça a questionar o que se passava com a Huawei em Portugal, depois do encerramento da sua loja Flagship no centro comercial Colombo. Entretanto, a marca respondeu Ă s nossas dĂșvidas, e garantiu que iria continuar a atuar em Portugal, com algumas mudanças na sua estratĂ©gia a curto/mĂ©dio prazo.

Mas… Parece cada vez mais que o plano (real) a longo prazo Ă© mesmo abandonar o mercado Europeu! Primeiro com uma desistĂȘncia na parte dos smartphones, e depois, em tudo o resto.

Huawei: É o fim? Vamos ter uma desistĂȘncia do mercado Europeu!?

mate 40, huawei

Portanto, ainda se lembra do ano de 2018, ou mesmo do início de 2019, em que era esperado ver uma Huawei no topo do mundo mobile, em cima de gigantes como a Samsung ou a Apple? 

Ainda se lembra do incrĂ­vel sucesso do P20 Pro, Mate 20 Pro e P30 Pro? Os Ășltimos grandes lançamentos da gigante Chinesa, em Solo Europeu, antes de tudo começar a rebentar nas suas mĂŁos? Aparelhos incrĂ­veis, de uma fabricante sempre pronta a inovar, especialmente no campo das cĂąmeras e conectividade sem fios.

Pois bem, depois rebentou os escĂąndalo, e chegaram as sançÔes Norte-Americanas… Assim, mesmo apĂłs uma grande vontade de continuar a atuar da mesma exata forma, a Huawei nunca mais foi a mesma.

Sendo exatamente por tudo isto, que o final de 2022 parece representar o inĂ­cio do fim da gigante Chinesa no mercado Europeu.

Huawei nĂŁo vai acabar, mas o mercado Europeu Ă© mesmo para esquecer!

As sançÔes Norte-Americanas tĂȘm um profundo impacto em Solo Europeu, mas na China… Nem por isso. Caso nĂŁo saiba, a Huawei nunca utilizou os serviços Google na sua terra Natal, visto que os mesmos estĂŁo banidos pelo governo ChinĂȘs.

Contudo, existem algumas dificuldades na parte do desenvolvimento e produção de chips, especialmente no caso dos SoCs com capacidades 5G. Ainda assim, parece existir uma grande vontade por parte da empresa, de continuar a fazer das suas em territĂłrio ChinĂȘs, muito provavelmente dentro de uma mentalidade de reconstrução.

Desta forma, enquanto as dificuldades no mercado ChinĂȘs sĂŁo ultrapassĂĄveis, estĂĄ mais do que visto que na Europa Ă© uma missĂŁo quase impossĂ­vel, por isso, estĂĄ na hora de o abandonar, aos poucos. Infelizmente, a reputação da marca ficou significativamente danificada, e por isso, atĂ© nos produtos fora do ecossistema Android, os consumidores fazem quase sempre uma cara feia quando chega a hora de comprar.

Apenas resta esperar que a Huawei continue a apostar nos portĂĄteis, relĂłgios e equipamento de som, que nada tĂȘm a ver com as sançÔes, e trazem sempre um nĂ­vel de qualidade incrĂ­vel. Seria tambĂ©m boa ideia lançar algumas campanhas para chamar a atenção dos consumidores. Mas se Ă© para abandonar… Duvido que isso venha a acontecer.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opiniĂŁo na caixa de comentĂĄrios em baixo.

Siga a Leak no Google NotĂ­cias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também