Esta não é, de certeza, a primeira vez que ouve falar deste assunto. Mas agora é mesmo a sério, a HUAWEI quer dizer adeus ao Android para sempre, de forma a começar a investir ainda mais no seu próprio ecossistema.
HUAWEI diz adeus ao Android, para sempre, em 2025!
Portanto, caso não saiba, o Harmony OS que tem vindo a dar vida a vários dos mais recentes smartphones de topo da HUAWEI, ainda é um Sistema Operativo baseado no velho Android, pelo menos parcialmente. Mas isto tem fim à vista. A próxima grande versão do Harmony OS já vai ser um produto verdadeiramente independente, para dar um novo boost ao ecossistema da marca.
É um fim de uma relação que teve anos verdeiramente dourados, mas que ultimamente tem sido baseada apenas e só em conflitos e toxicidade.
Ou seja, caso não saiba, os recentemente anunciados Mate 70 e Mate X6 já foram pensados para o SO Harmony Next, que foi produzido internamente a 100%, e por isso, está completamente livre de interferências de fora.
- Nota: Estes smartphones não chegam com o novo Sistema Operativo instalado. Mas é a atualização que vão receber.
Porém, isto também traz os seus desafios.
O novo Harmony Next não tem qualquer suporte a apps Android. O que é um problema muito grave, seja na China, ou na Europa.
Óbvio que a HUAWEI está a trabalhar para conseguir levar todas as apps possÃveis e imaginárias para o seu novo ecossistema, mas isso vai ser caro, vai ser moroso, e pode ser um tiro no pé. Entretanto, a HUAWEI tem o objetivo de chegar à s 100 mil apps até ao final do ano.
Agora é esperar para ver como a coisa vai correr na China. Porque, como deve imaginar, estes smartphones não vão ser lançados, pelo menos para já, na Europa.
Em suma, o plano é que a partir de agora, todos os aparelhos HUAWEI tenham como base este SO.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!