A Huawei despromoveu e baixou o ordenado de dois empregados, depois de estes usarem um iPhone para enviar a mensagem de ‘Feliz Ano Novo’ no Twitter oficial da empresa!
Numa mensagem, que tanto a Reuters como a Bloomberg tiveram a oportunidade de ler, o Vice-Presidente Sénior Chen Lifang afirmou que foi um incidente grave, que “causou danos à marca Huawei”. Por isso, além da despromoção, e de um corte de 5.000 yuan (640€) no salário mensal, o ‘memo’ também menciona que um dos empregados irá ser impossibilitado de subir na carreira durante 12 meses.
Curiosamente, parece que o uso do iPhone até foi propositado!
Como deve saber, a única maneira de aceder a redes sociais como o Facebook e Twitter na China, é através do uso de VPNs… E por um acaso do destino, a agência de comunicação contratada pela Huawei teve problemas com o seu PC na altura da publicação!
Por isso, para não falhar a data, a empresa usou um iPhone com um cartão SIM estrangeiro! De modo a conseguir enviar o Tweet a tempo do ano novo.
No entanto, a Huawei não quer saber das ‘falhas’… E afirma que o incidente revelou problemas no processo e gestão das redes sociais.
Dito isto, o Tweet original, agora removido, foi alvo de gozo nos últimos dias… Aliás, o Tweet que veio substituir a causa de todo este escândalo, tem 530 respostas! Curiosamente, quase todas elas a mencionar o anterior.
Happy #2019 🎆 from all of us at Huawei. Our resolution this new year is to give you more reasons to connect to those you care about. pic.twitter.com/utcbQYN0Pt
— Huawei (@Huawei) January 1, 2019
No fundo, esta não é a primeira vez que ouvimos falar de um destes casos… Nós na Leak, até já noticiamos alguns acontecimentos bastante similares com outras empresas ao barulho! Contudo, é muito raro ficarmos a saber o desfecho do processo e consequências para quem cometeu os erros.
O que pensa sobre tudo isto? Terá a Huawei razão para castigar os seus empregados? Partilhe connosco a sua opinião acerca deste ‘incidente’ nos comentários em baixo!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!