Huawei decidiu apostar forte no ensino em Portugal

A Huawei anunciou hoje o lançamento de um programa de parcerias com várias universidades Portuguesas, de forma a tentar ajudar na formação dos seus alunos. Estamos a falar do projeto ‘ICT Academy‘, que visa o desenvolvimento de talentos na área das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), e aproximação dos conteúdos académicos às necessidades das empresas.

É uma iniciativa Global que chega agora ao nosso país através da Huawei Portugal.



Estados Unidos Huawei

Portanto, com a ICT Academy, as universidades Portuguesas terão agora acesso a conteúdos e experiências formativas alinhadas com as mais recentes inovações internacionais. Como é que isto irá acontecer? A Huawei Portugal está neste momento a estabelecer parcerias com várias instituições de ensino, de forma a incorporar novos conteúdos nos planos curriculares, apostando também na disponibilização de novos cursos ou ações de formação. Além de tudo isto, os docentes e formadores também estão a ser certificados.

Muito resumidamente, a Huawei quer “acelerar a inovação científica e tecnológica, fornecendo mais talentos técnicos e capacitados, tecnologias mais avançadas e mais apoio à inovação e empreendedorismo, tornando-se numa base para a criação de talentos na economia digital”. Desta forma, a empresa criou o ICT Academy Development Fund, que é no fundo um investimento de cerca de 50 milhões de dólares a ser aplicado nos próximos 5 anos.

Sobre a ICT Academy:

Antes de mais nada, é preciso saber que o projeto foi originalmente criado em 2013. De forma a promover parcerias com instituições universitárias no âmbito do desenvolvimento e capacitação de talentos nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Assim, este projeto deu os primeiros passos fora da China em 2014, com a implementação de uma ICT Academy em Espanha, na Universidade de Alicante.

Seguiu-se, em 2015, a criação, em colaboração com a Huawei e a Universidade de Reading, no Reino Unido, de um centro de formação e investigação para executivos em áreas relacionadas às TIC. Como Big Data, computação em cloud e Inteligência Artificial. Fruto desta parceria, a ICT Academy da Universidade de Reading atraiu com sucesso mais de 150 estudantes para participar em cursos com a certificação Huawei Certified ICT Associate. Entretanto, em 2019, foi oficialmente reconhecida como uma das ICT Academy da Huawei mais bem-sucedidas do mundo.

Até final de 2019, as ICT Academy atingiram uma escala global! Afinal de contas, estão presentes em vários pontos no mundo, tais como o Sudeste Asiático, Médio Oriente, África, Europa, América Latina e Pacífico Sul! Cobrindo assim 72 países, com mais de 900 academias, cerca de 1200 professores certificados e abrangendo mais de 45 000 estudantes por ano.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também