A Huawei já lançou uma versão estável do EMUI 11 para vários modelos na China. O mesmo está a acontecer com o Huawei P40, P40 Pro e Mate 30 Pro no mercado internacional. Por enquanto, esta interface, ainda corre por cima do sistema operativo Android. No entanto, em breve, tudo vai mudar. É que a Huawei já está a testar o HarmonyOS, conhecido por Hongmeng OS na China. Assim, em 2021, os equipamentos poderão ser migrados para este sistema operativo, assim que receberem o update. O plano de abandono do Android nos smartphones atuais da Huawei já está em andamento.
Huawei prepara abandono do Android nos smartphones atuais!
Na versão estável do EMUI 11, os entusiastas já descobriram sinais deste abandono do Android e mudança para o HarmonyOS. Isto é algo que até se nota na inscrição Powered By Android no ecrã inicial. Anteriormente vÃamos o próprio logótipo do Android. Agora vemos apena um texto sem o logótipo e com uma fonte diferente. As fotos abaixo ilustram esta diferença.
Outra pista está nas definições da secção sobre o telefone. Aà em vez de vermos o texto Última correção de segurança Android, apenas vemos última correção de segurança como refere o site GizChina.
O que vai acontecer aos smartphones atuais que utilizam Android?
É simples. Recebem o update e são atualizados para o HarmonyOS com a interface EMUI por cima.
Entretanto se julga vão existir muitas diferenças fique descansado. Na maioria das coisas não vai notar. Isto porque a interface é a mesma. A questão é que vai perder o acesso às aplicações da Google, YouTube, Maps, Gmail, entre outras, mas vai ter acesso à loja de apps da Huawei.
Claro que para pessoas que estão habituadas a utilizar a apps da Google diariamente isto vai ter impacto. Depois será uma questão de se arranjar alternativas.
Tem um smartphone da Huawei? O que acha de mudar de sistema operativo? Conte-nos tudo nos comentários.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!