HP quer proibir tinteiros não oficiais nas suas impressoras

Se porventura ainda tem uma impressora em casa, o que é cada vez mais raro nos tempos que correm, é muito provável que não use “tinta oficial“. Ou seja, é provável que não use tinteiros (ou toners) oficiais da marca da sua impressora. O que é normal! Afinal, se olhar para os preços destes produtos, vai pensar que é possível encontrar ouro, ou até diamantes, algures dentro dos cartuxos de tinta.

Pois bem, as fabricantes não gostam muito deste mercado paralelo, porque na sua ótica, estão a perder (muito!) dinheiro. Sendo exatamente por isso que algumas delas têm feito várias tentativas para adicionar DRM ao sistema. O que é o DRM? – Digital Rights Management (Gestão de Direitos Digitais). Bem, é uma forma de salvaguardar o uso de produtos oficiais.

É uma situação complexa, que até já foi castigada pelas autoridades que regem os mais diferentes mercados. Ainda assim, a HP quer voltar a tentar bloquear o mercado paralelo, um pouco às escondidas, para ir buscar mais dinheiro à venda de tinteiros.

HP quer proibir tinta não oficial nas suas impressoras

Portanto, ao que tudo indica, a HP está a tentar implementar novas formas de impedir os clientes do uso de tinteiros não originais. Algo que já meteu a empresa em problemas, e que até resultou numa multa de 1.35 milhões de dólares na última vez que a empresa tentou fazer algo similar. (Em 2016, a HP lançou o programa Dynamic Security, que supostamente deveria garantir a qualidade da tinta, mas servia apenas e só para garantir uma das maiores fontes de rendimento da empresa).

Pois bem, a nova tentativa da HP é agora um pouco mais ‘escondida’, visto que está envolta com o seu plano de subscrição de tinteiros, que claro está, começa com uma oferta de 6 meses, quando compra a sua nova impressora. Mas… No mundo das impressoras, “grátis” é uma palavra estranha, e que pouco ou nada significa.

Afinal, para ter 6 meses de tinteiros grátis, tem de subscrever o serviço HP+, que claro está, começa muito bem, mas passados os tais 6 meses, fica bloqueado ao serviço, e claro, vai ter de optar por material oficial, e caro, da HP. Sabe porquê? Porque o firmware da sua impressora vai começar a bloquear tinteiros não oficiais, porque o plano de subscrição bloqueia a sua impressora a “alternativas verdes”.

Curiosamente, mesmo que cancele a subscrição, o firmware não vai mudar, e mesmo que desligue a impressora da Internet, o bloqueio continua ativo.

O que pensa sobre tudo isto? Tem uma impressora em casa? Usa tinteiros originais?

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também