Horário de Inverno: Atrase o relógio este fim de semana!

Tal como acontece todos os anos, a hora vai novamente mudar, agora para o horário de inverno. Quando? A mudança de hora para o horário de inverno faz-se na madrugada de sábado para domingo. Ou seja, de dia 28 (sábado) para dia 29 de outubro (domingo) de 2023.

Desta forma, às 2h00 do dia 29 deve-se atrasar o relógio uma hora no Continente e na Madeira. Entretanto, nos Açores deve-se atrasar uma hora à 1h00 da manhã.

Porquê a mudança de hora?

Tudo tem vantagens e desvantagens. Assim, se é bom ter mais uma hora para dormir neste fim de semana (ou outras coisas se quiser sair), é também importante referir que os dias vão ficar mais curtos. Ou melhor, vai começar a anoitecer mais cedo.

É exatamente devido a esta segunda parte que existe toda uma discussão para acabar com esta troca de horários. Como começou a troca horária?

Tudo começou com um intuito muito específico: poupar energia. Ou seja, Benjamin Franklin propõs o primeiro horário de verão, em 1784, de forma aproveitar mais horas de sol e assim poupar no consumo de energia elétrica.

Mas, só na altura da Primeira Guerra mundial tivemos uma adoção da ideia em massa. Com a Alemanha a ser o primeiro país a adaptar o novo horário, logo seguidos pela Grã-Bretanha. Curiosamente, o horário foi abandonado no final da grande guerra, para voltar a ser adotado no início da segunda. Curiosamente, apenas na década de 70 é que este esquema horário foi massificado e padronizado a nível global.

Enquanto não existirem mudanças, é assim que as coisas funcionam e deverão continuar a funcionar. A hora deve voltar a mudar em Março, altura em que deverá voltar a adiantar os seus relógios em 1 hora.

Partilhe connosco a sua opinião acerca deste tema. Gosta da mudança de hora, ou devia ser para acabar? Use a caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também