Navegamos por tantos sites todos os dias que se formos ver o nosso histórico provavelmente já nem nos lembramos por onde passámos. Isto também pode acontecer porque, em alguns casos, não fomos lá ter por estarmos à procura, mas sim porque fomos redirecionados por alguma aplicação. Ou seja, não foi durante a navegação no próprio Chrome. Agora e para tornar tudo mais fácil, há uma alteração no histórico do Google Chrome para adicionar uma indicação se um site foi visitado através de uma aplicação de terceiros.
Google acaba de fazer uma alteração no histórico do Chrome
Artem Russakovskii destacou a atualização num post que fez no X. O post afirma: “O histórico do Google Chrome agora informa se um site foi visitado através de uma app de terceiros, como a Google App ou o Google Notícias“. Ele continua dando crédito a Hamzah Malik por detectar a mudança.
A publicação é acompanhada por uma captura de ecrã do histórico do Google Chrome no telemóvel, que corrobora a afirmação. Três das entradas mostram uma das aplicações mencionadas pelo autor do anúncio junto ao URL do site visitado através dessas aplicações.
É verdade que se trata de uma atualização tão pequena que muitas pessoas não darão por ela durante algum tempo. No entanto é algo que faz todo o sentido.
Entretanto há outra novidade de peso a caminho.
O Google Chrome é uma das primeiras coisas que instalamos num computador novo. Para além disso é também a opção da maioria das pessoas nos smartphones Android e não só. No entanto, há uma novidade a caminho que poderá ter algum impacto nesta utilização. Ou então não. Seja como for a verdade é que em breve alguns bloqueadores de anúncios vão acabar no Chrome.
Alguns bloqueadores de anúncios vão acabar no Chrome
No ano passado, a Google anunciou planos para descontinuar as extensões Manifest V2 em favor da V3, concebida para proporcionar aos utilizadores uma experiência mais polida (via Bleeping Computer). Desde 3 de junho, a Google começou a lançar um aviso que acompanha todas as extensões Manifest V2. Assim diz que em breve deixarão de funcionar nas versões estável, dev e Canary do browser. O aviso está agora a aplicar-se no Chrome 127, e os bloqueadores de anúncios que dependem do V2 também são vítimas.
Explicando a causa deste aviso para todos os utilizadores do uBlock Origin, Raymond Hill, responsável pelo desenvolvimento e manutenção do projeto, afirmou que o uBlock Origin depende das definições da V2. É por isso que o Chrome está agora a mostrar um aviso e a sugerir que os utilizadores instalem outra extensão construída com a nova estrutura Manifest V3.
Se tem receio de abandonar o uBlock, Hill diz que pode perder algumas capacidades. No entanto a loja Web do Google Chrome já sugere a mudança para o uBlock Origin Lite, Ghostery ou Adblock Plus. O uBlock Origin Lite chegou com uma abordagem compatível com o Manifesto V3. No entanto pode não ajudar com a filtragem por URL e outras funcionalidades, apesar dos melhores esforços do programador para garantir que as funcionalidades são mantidas da versão original.
Embora ignorar o aviso da Google não seja a melhor ideia, pode adiar a mudança para as extensões Manifest V3. O Chrome tem a opção de reativar temporariamente as versões V2 mais antigas. No entanto essa opção também desaparecerá em breve. No início do próximo ano, as extensões Manifest V3 serão as únicas a utilizar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!