Os híbridos plug-in usam muito mais gasolina no mundo real do que aquilo que é contabilizado pelas agências reguladoras. Isto de acordo com uma nova análise de dados do Council on Clean Transportation, o grupo de investigação que deu origem ao escândalo dieselgate da Volkswagen.
Híbridos plug-in estão na mira depois do Dieselgate
O ICCT analisou dados do Fuelly, uma aplicação que ajuda os condutores a registarem a eficiência ao nível de combustível, e do California Bureau of Automotive Repair (BAR). Em seguida, comparou esses dados com as estimativas das agências reguladoras e descobriu que estes veículos não utilizam a energia elétrica com a mesma frequência que a EPA supunha que estava a ser utilizada.
Isto pode ter implicações significativas para a forma como os carros híbridos plug-in são regulamentados. Isto porque parecem produzir mais emissões e usar mais gasolina do que se pensava anteriormente. Assim é caso para dizermos que é provável que os próximos veículos a estarem debaixo de fogo serão os híbridos plug-in.
Os dados mostraram que estes veículos consomem entre 42 e 67% mais combustível do que a EPA sugere.
O ICCT conseguiu resultados ainda mais dramáticos num estudo anterior realizado na Europa. Nesse estudo, o uso de combustível e as emissões dos híbridos plug-in foram 3 a 5 vezes maiores do que as estimativas sugeriam.
A propósito disto foram dadas algumas recomendações, sendo que uma delas se destina essencialmente aos fabricantes. Dito isto, espera-se que possam incentivar ao carregamento regular.
No entanto é curioso que em alguns casos muitas destas diferenças para o uso real se devem a problemas com os carregadores.
Neste momento a utilização das estações de carregamento rege-se por um dos princípios básicos da sociedade. Ou seja, o respeito. No entanto, em breve vai ser preciso fazer-se muito mais. Isto pelo o que está a acontecer ao nível do carregamento em alguns locais. Em Portugal, mas também no resto do mundo. De facto, algo que está a tornar-se tão grave em alguns pontos que em breve para se carregar um veículo elétrico teremos de andar num ginásio. Pelo menos para ser mais fácil defender-se.
Já várias empresas falaram sobre isto e inclusivamente lá fora a empresa LeaseElectricCar.co.uk veio também a público dizer que é urgente o surgimento de um código de conduta para pôr fim às situações com automobilistas que discutem nos pontos de carregamento. Dito isto, os condutores relatam vários incidentes com condutores revoltados, que argumentam sobre quem irá a utilizar o ponto de carregamento a seguir. Até há pessoas a desligarem de repente os outros veículos para que possam utilizar o carregador.
Algumas estações de carregamento são as culpadas?
Um dos fatores apontados para os problemas nos carregamentos são as próprias estações. Isto pelo facto de termos bastantes carregadores lentos. Assim as pessoas depois de verem lá alguns automóveis tanto tempo parados simplesmente desligam-nos.
Para além destes desligamentos muitas vezes não é fácil perceber-se quem está a seguir e isto dá também origem a sérios problemas que começam muitas vezes por agressões verbais e rapidamente passam a agressões físicas.
As regras que evitam problemas graves
Para evitar muitos problemas que terão a aumentar com a passagem de cada vez mais pessoas para veículos elétricos há regras que têm de ser mesmo seguidas. A primeira é logo uma das maiores regras de ouro.
Atenção onde estaciona
A menos que o seu carro possa usar um ponto de carregamento, então esta baía não é para si. Estacionar um carro a combustão num lugar de carregamento é conhecido como “ICE’ing”. Não vai ganhar amigos, nem admiração. Eventualmente uma ida às urgências se a coisa correr mesmo mal.
Não utilize um carregador rápido se o seu veículo carregar lentamente
Se o seu veículo não suporta o carregamento rápido não o ligue a um carregador com estas características. Tudo porque simplesmente vai levar muito tempo a carregar e na altura em que apenas um veículo é servido, podiam carregar dois ou três.
Quando tiver carregado está na altura de ir embora
O carregador rápido não é para estacionar. Assim é para carregar e seguir em frente. Por vezes as pessoas deixam o carro a carregar, vão a qualquer lado e só voltam um pouco mais tarde. Fica o lugar ocupado para nada. Depois podem chegar ao carro e terem um prenda desagradável.
Algumas sugestões para quem tem veículos elétricos
Entretanto por muito que tenha razão não parta para a violência. Se explicar à outra pessoa calmamente porque não deve fazer uma determinada coisa rapidamente vai esquecer o aborrecimento. No entanto uma condenação por violência leva mais tempo a esquecer.
Tente combinar os carregamentos rápidos com atividades de duração semelhantes. Visitar um café local, uma caminhada cronometrada ou outra coisa parecida.