Renault apresentou um híbrido que fez tremer elétricos!

Apesar da enorme aposta no mundo dos elétricos, a realidade é que o mercado, no seu todo, ainda não decidiu qual é a solução mágica para a mobilidade sustentável com emissões neutras.

A grande maioria das fabricantes anda a apostar nos 100% elétricos, mas temos outras que também apostam em outras tecnologias, como é o exemplo dos combustíveis sintéticos, no hidrogénio, e claro, há quem ache que o segredo para ter resultados incríveis continua a estar nos híbridos.

Pois bem, foi precisamente aqui, no meio deste pandemónio de opções, que a Renault (em parceria com a Geely) decidiu baralhar o jogo.

Renault apresentou um híbrido que fez tremer elétricos!

renault apresentou um híbrido que fez tremer elétricos!

Portanto, através da Horse, uma joint venture que junta os franceses aos chineses, tivemos o surgimento do Future Hybrid Concept. Ou seja, um motor híbrido tão revolucionário que pode muito bem mudar a forma como se constroem carros num futuro não tão distante quanto isso.

Um híbrido… feito para plataformas elétricas? Como assim? O que é isto?

Sim, leste bem.

É um sistema compacto, modular, e de facto encaixa como se fosse um simples Lego. Junta motor a combustão, motor elétrico e transmissão, tudo em uma única unidade. A melhor parte, que ao mesmo tempo é também a mais estranha? Pode ser montado em plataformas originalmente criadas para carros 100% elétricos, com alterações mínimas.

Basicamente, transforma um elétrico num híbrido. Algo que vem contra a maré. Porque hoje dia fala-se muito mais em adaptar carros a combustão para elétricos. Porém, pode fazer sentido! Afinal de contas, é possível baixar custos, aproveitar infraestruturas e tornar o processo mais rápido.

Resumindo e concluindo… Se uma marca já investiu milhões em linhas de produção para elétricos, pode agora reutilizá-la para montar carros híbridos. Um motor que tanto pode funcionar como extensor de autonomia como também de tração principal.

800 V num híbrido? Pode crer!

A outra grande novidade está na voltagem. Até aqui, os 800 V eram quase exclusivos dos elétricos topo de gama. Pois bem, agora chegam também aos híbridos! O que significa carregamentos mais rápidos e motores elétricos muito mais potentes.

É um passo muito interessante, porque resolve um dos maiores problemas dos híbridos convencionais: a fraquíssima autonomia elétrica. Com esta arquitetura, é possível andar muito mais tempo só com o motor elétrico. Ou seja, só chamar o motor a combustão quando for mesmo necessário.

Pronto para todos os combustíveis do futuro!

gasolina, fumos do gasóleo

O motor foi ainda desenhado para ser compatível com tudo: gasolina, etanol, metanol e até combustíveis sintéticos. Ou seja, dá para tudo! É uma solução muito interessante para vários mercados onde nem sempre a eletrificação total é viável.

Além disso, a Horse garante que esta tecnologia já está alinhada com as normas de emissões mais exigentes do planeta.

Quando chega?

Os primeiros modelos com esta nova tecnologia devem chegar às estradas em 2028. Sim, ainda estamos um bocadinho longe. Mas… É inegavelmente interessante. Além disso, é mais uma prova de que a transição energética não tem de seguir um só caminho.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Mais lidas

 
Share to...