Eu tenho um automóvel PHEV (Híbrido Plug-In), porém, como já tem alguns anos em cima, apenas me oferece uma autonomia puramente elétrica de mais ou menos 40 quilómetros. O que é interessante para trajetos curtos, ou para gerir em trajetos mais longos.
Mas, as baterias evoluiram, as plataformas das fabricantes também o que levou a fortes aumentos da eficiência das motorizações, e como tal, ao que tudo indica, vamos ter automóveis PHEV com autonomias que já rivalizam com alguns dos elétricos mais populares do mercado. Temos um a caminho da Europa que impressiona forte e feio nesta métrica.
Híbrido Plug-In capaz de fazer 200 quilómetros? É uma realidade!
Estamos a falar do novo Lynk & Co 08, que deverá ter uma versão europeia capaz de chegar aos 200 km de autonomia elétrica (WLTP). Um valor muito acima do normal, que vai certamente meter um sorriso no rosto de vários condutores.
Além destes 200 quilómetros puramente elétricos, a fabricante também promete uma autonomia total de 1100 quilómetros (elétrico + motor a combustão). Para quem dá valor a isso, temos carregamento DC capaz de levar a bateria dos 10% aos 80% em 30 minutos. Algo muito raro em automóveis PHEV.
Como é que isto se faz? Simples… A bateria tem uma capacidade de 39.8kWH! Sendo significativamente maior face ao que podemos encontrar em vários automóveis 100% elétricos do mercado Português, como é o caso do Renault Zoe, Dacia Spring e Mazda MX-30
Quanto à motorização, temos um motor a gasolina (três cilindros, 1,5 l e turbo), com 163 cv, e por um ou dois motores elétricos (o dianteiro com 160 kW (218 cv) e o traseiro com 156 kW (212 cv)). Entretanto, no caso da versão com dois motores elétricos (tração integral), a potência máxima combinada é de 436 kW (593 cv) e o binário máximo combinado de 904 Nm. Os 100 km/h são atingidos em 4,6s. Números… Incríveis!
Quando chega?
O Lynk & Co 08 deverá chegar ao mercado europeu em junho deste ano, com preços a começar nos 52 995 euros. Mas não deve ser fácil encontrá-lo em Portugal.