O Hi5 mostra-nos um pouco daquilo que era o mundo das redes sociais antes do Facebook, e de facto, agora que o Facebook está a perder muitos dos seus utilizadores, um mundo onde não existia Facebook, Instagram, TikTok, Twitter, Threads, etc… Era algo mais simples, mas ainda assim, capaz de mudar o dia-a-dia de quem viveu estes tempos que já vão longe.
Hi5: Ainda se lembra da antiga rede social mais popular?
Portanto, caso não se lembre, o Hi5 foi originalmente criado e lançado em 2003 por Ramu Yalamanchi, sendo durante algum tempo a rede social mais popular de Portugal, bem de outras regiões de maiores dimensões.
Entretanto, quando o Facebook chegou ao mercado, rapidamente vimos o Hi5 a perder à medida que os utilizadores fizeram a transição para uma plataforma que tinha algumas desvantagens face ao Hi5, mas que as compensava com muitas inovações técnicas, onde temos de salientar o “Like”, e claro, o chat em tempo real numa altura em que o Windows Live Messenger ainda dominava o mercado.
Caso não se lembre, no Hi5 existiam algumas diferenças. Tais como:
- Não havia likes nas fotos. As mais comentadas eram as mais populares, e as pessoas andavam a fazer pressão para deixar comentários);
- O top friends gerava muita discussão. Isto porque só podiam lá estar 6 pessoas, e eram à escolha do dono do perfil.
- Mensagens no Perfil. Chamava-se “deixar um testemunho”
- Era permitido personalizar perfis com HTML e CSS. Isto incluia fundos coloridos, gifs animados, etc… Até era possível meter música, o que era sempre muito interessante.
O reino do Hi5 terminou em 2006/2007, quando o Facebook chegou a Portugal e começaram a chover emails de pessoas a dizer “Mudei-me para o Facebook, também quer mudar”?
Enfim… Tempos que já não voltam!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!