Ninguém está livre de ataques. Que o diga a CD Projekt Red. A responsável pelo jogo CyberPunk 2077 que sofreu um ataque por um grupo de ransomware que dá pelo nome de HelloKitty. E sim este é o nome que o grupo que criou esta ameaça usa. Podem ser momentos complicados para esta empresa que já tinha vivido alguns sobressaltos com o lançamento do jogo CyberPunk.
HelloKitty ataca CyberPunk 2077 e consegue roubar tudo!
Este ataque está confirmado pela própria CD Projekt Red. Encriptou todos os dispositivos presentes na rede e ainda levou ao roubo de ficheiros que não estavam protegidos.
Como ocorreu este ataque
A empresa revela que alguém conseguiu o acesso à rede interna. Assim recolheu vários dados relacionados com o grupo CD Projekt. Entretanto deixaram uma nota de resgate com o conteúdo que seria disponibilizado para o público. A empresa afirma que apesar de alguns dispositivos terem sido encriptados, os backups permaneceram intactos. Entretanto foram implementadas mais medidas de proteção. Para além disso o processo de restauro de dados já começou.
Entretanto a CD Projekt divulgou a nota de resgate que foi deixada pela Hello Kitty.
Esta operação de ransomware tem estado ativa desde Novembro de 2020 e já atingiu outras grandes empresas, incluindo a brasileira CEMIG no ano passado.
Uma vez que este malware não costuma estar muito ativo, o site BleepingComputer não tem muitas informações acerca dele.
O que se sabe é que os ficheiros ficam encriptados. Entretanto cada vÃtima tem as suas notas de resgate. Nela inclui-se a quantidade de dados roubados e em muitos casos o nome da empresa. Esta nota de resgate revela que antes de fazerem dados, os atacantes entraram na rede.
Neste momento não se sabe o valor do resgate. Entretanto nem tão pouco o que a CD Projekt vai fazer. No entanto, deveremos saber em breve.
Ainda não se conhece qualquer fraqueza neste ransomware que possa permitir a desencriptação de ficheiros.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!