Isto é uma verdade incontestável. Quantos mais dispositivos tiver, mais comandos terá de utilizar. Depois acaba com um comando para a sua barra de som ou para as colunas que tiver, e isto sem falar no comando para a sua televisão ou box. Muitas pessoas compram um controlo remoto universal na esperança de resolver o problema e, embora faça o trabalho em muitos casos, pode não ser a melhor escolha para todas as configurações de entretenimento doméstico. É aqui que entra o HDMI-CEC.
Se a maioria dos dispositivos que utiliza forem compatÃveis com HDMI, existe uma forma mais fácil. Pode utilizar uma funcionalidade incorporada chamada HDMI-CEC, abreviatura de HDMI Consumer Electronics Control, para controlar os seus dispositivos com um único comando. Terá de verificar as definições do seu televisor para começar a utilizar o HDMI-CEC, uma vez que, por predefinição, está frequentemente desativado. Depois de ativar o HDMI-CEC, os seus dispositivos poderão comunicar com o televisor e entre si através das portas HDMI. Isto significa que pode fazer coisas como utilizar o controlo remoto do televisor com a PlayStation 5 quando o HDMI-CEC está ativado. Para muitos consumidores, a maior vantagem do HDMI-CEC é o facto de eliminar a necessidade de ter de acompanhar vários telecomandos de diferentes dispositivos.
O HDMI-CEC funciona utilizando as capacidades de comunicação incorporadas na norma HDMI, permitindo que os dispositivos enviem e recebam comandos de controlo através da mesma ligação HDMI utilizada para áudio e vÃdeo. Com o HDMI-CEC, os seus dispositivos podem trabalhar em conjunto para realizar tarefas quotidianas. Na prática, isto significa que o seu televisor se liga quando liga a sua consola de jogos ou muda para a entrada correta quando começa a fazer streaming. Isto tudo isto sem ter de percorrer o menu do televisor para encontrar a entrada HDMI correta.
Porque deve ativar o HDMI-CEC?
Num mundo perfeito, o HDMI-CEC simplesmente funcionaria. Na realidade, pode por vezes ser um sucesso ou um fracasso quando tenta utilizá-lo em várias marcas, porque os fabricantes o implementam de forma diferente. Também pode não ser imediatamente óbvio se um dispositivo suporta HDMI-CEC porque diferentes fabricantes se referem a ele com outros nomes. Se não tiver a certeza de que o seu dispositivo tem HDMI-CEC ou se está listado com um nome especÃfico da marca, consulte o manual do utilizador ou contacte o fabricante.
Quando funciona corretamente, o HDMI-CEC pode facilitar-lhe a vida. Assim permite utilizar um telecomando para controlar todos os seus dispositivos compatÃveis com HDMI, e essa é a principal razão pela qual deve considerar a possibilidade de o ativar. Se, mais tarde, achar que não funciona para si, pode desligá-lo. Há muito que pode fazer com o HDMI-CEC; por exemplo, com a funcionalidade de reprodução com um toque, se ligar a sua consola de jogos, o televisor muda automaticamente para a entrada HDMI correta. Da mesma forma, os seus dispositivos podem desligar-se mutuamente quando não os estiver a utilizar. Assim, se desligar o televisor, pode configurá-lo para que os outros dispositivos se desliguem ao mesmo tempo, limitando a quantidade de energia que consomem.
Existe também a passagem do telecomando
Assim permite controlar vários dispositivos com apenas um telecomando, e o controlo do menu do dispositivo, que lhe permite utilizar o televisor para controlar o menu de definições dos dispositivos ligados. Com o HDMI-CEC, também pode utilizar o telecomando do televisor para controlar uma barra de som ou colunas. Isto para fazer coisas como ajustar o volume ou silenciar o áudio. É difÃcil argumentar com todas as vantagens que advêm da ativação do HDMI-CEC. É por isso que praticamente todos os que pretendem simplificar a sua configuração de entretenimento doméstico devem considerar a sua ativação.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!