Tudo o que precisa de saber sobre HDMI e como funciona!

Se já comprou uma HDTV, uma PlayStation ou um leitor de HD-DVD ou Blu-ray, provavelmente já ouviu falar de HDMI. Antes de avançarmos, deve estar a perguntar-se: “O que significa HDMI?” A resposta é “interface multimédia de alta definição” e é uma das muitas ligações existentes nos televisores ou nos receptores de cinema em casa. Vamos explicar-lhe tudo ao pormenor e sobretudo como funciona.

Tudo o que precisa de saber sobre HDMI e como funciona!

Mas o HDMI é também mais do que uma simples porta na parte de trás do televisor (ou um cabo para ligar o dispositivo ao ecrã). É um conjunto de regras que revolucionou a forma como as pessoas transmitem sinais de vídeo e áudio, proporcionando uma solução de cabo único para uma grande variedade de produtos electrónicos de consumo.

Na sua essência, o HDMI é uma interface proprietária de áudio e vídeo para a transmissão de fluxos de vídeo e áudio não comprimidos entre dispositivos compatíveis. Serve como substituto digital de normas analógicas anteriores, como a matriz gráfica de vídeo (VGA) e o vídeo componente.

Os fabricantes lançaram a primeira versão do HDMI (HDMI 1.0) em 2002. Desde então, houve quase uma dúzia de revisões, incluindo as seguintes actualizações principais. Assim temos o HDMI 1.1 que chegou em 2004. Depois HDMI 1.2 (2005), HDMI 1.3 (2006), HDMI 1.4 (2009), HDMI 2.0 (também conhecido como HDMI UHD) (2013) e o HDMI 2.1 (2017).

A interface HDMI consolida a transmissão de vídeo, a saída de áudio e outros dados num único cabo. Isto não só simplifica as coisas, como também torna possível a transmissão de áudio de alta qualidade, proporcionando uma experiência de visualização e audição de maior qualidade em geral.

Um grupo de fabricantes de eletrónica criou a norma HDMI como um conjunto de directrizes para a criação de ligações de elevada largura de banda entre dispositivos digitais. Com a configuração correcta, o HDMI pode fazer uma diferença significativa num sistema de cinema em casa.

HDMI e 8K

A norma atual (HDMI 2.1) pode transmitir até 48 gigabytes por segundo e suporta facilmente resoluções de 8K (7.680 x 4.320 pixels) ou 4K (3.840 x 2.160 pixels) com taxas de atualização muito mais elevadas do que a HD original (1.920 x 1.080 pixels).

Por exemplo, pode assistir a uma resolução de 8K com uma taxa de atualização de 60 Hz. Também pode assistir a uma resolução de 4K com uma taxa de atualização de 120 Hz para obter o equilíbrio perfeito entre vídeo nítido e ação super-suave.

O HDMI pode reduzir o número de cabos necessários para ligar componentes e pode até reduzir o número de controlos remotos necessários para ver um filme.

Diferentes tipos de conectores HDMI

Os conectores HDMI existem em vários tipos para se adaptarem a diferentes dispositivos e cenários de utilização. Cada tipo serve categorias específicas de dispositivos, desde a eletrónica de consumo normal até aos dispositivos portáteis.

streaming mais caro, sites de streaming dados, netflix, streaming, trocar dispositivo de streaming

Existem diferentes tipos de cabos HDMI que correspondem aos diferentes tipos de conectores HDMI. Os cinco principais tipos de conectores HDMI incluem:

  • Tipo A (padrão): O conetor HDMI padrão, também conhecido como Tipo A, é o mais comum e amplamente utilizado dos cinco tipos de conectores HDMI. É comum encontrar conectores HDMI padrão em leitores de Blu-ray e sistemas de entretenimento doméstico.
  • Tipo B: Destinado a transportar vídeo DVD-I de ligação dupla, este conetor tornou-se obsoleto quase imediatamente após o seu lançamento no início da década de 2000, devido aos avanços tecnológicos, pelo que não é utilizado por nenhum produto de consumo.
  • Tipo C (mini): Encontrará um conetor mini HDMI em dispositivos portáteis, como câmaras, tablets e outros itens pequenos que requerem ligações HDMI.
  • Tipo D (micro): Ainda mais pequeno do que um conetor mini HDMI, um conetor micro
  • Tipo E (sistema de ligação automóvel): Pode encontrar estes conectores HDMI em automóveis. Apresentam um design único que os torna mais capazes de preservar a qualidade áudio-vídeo apesar das vibrações associadas à condução.

A evolução

A tecnologia HDMI e os televisores de alta definição estão em todo o lado, mas nem sempre foi esse o caso.

Antes do desenvolvimento das televisões de alta definição, a maioria dos televisores apresentava imagens naquilo a que as pessoas chamam definição standard. A imagem era mais ou menos quadrada, com um rácio de aspeto de 4:3. A sua resolução, ou o número de pontos que compõem a imagem no ecrã, era de cerca de 704 x 480 pixels.

Na definição standard, cada pedaço de uma imagem em movimento era, na realidade, metade de uma imagem, mas as imagens mudavam com rapidez suficiente para que o cérebro humano não se apercebesse. Estes televisores mais antigos baseavam-se em sinais analógicos, que circulam como uma corrente eléctrica em constante variação.

O surgimento da alta definição

Ao contrário das TVs de definição padrão, as HDTVs são digitais. Utilizam informação sob a forma de uns e zeros. Esta informação viaja através dos cabos como impulsos eléctricos distintos.

As televisões HD têm uma relação de aspeto de 16:9, pelo que a imagem é mais retangular. Têm também uma resolução mais elevada: As normas actuais de HDTV permitem resoluções até 1920 x 1080 pixels.

Os sinais HDTV também podem ser progressivos. Isto significa que cada fotograma da imagem em movimento é uma imagem completa, em vez de metade de uma.

Assim, em comparação com os televisores normais, os televisores HD têm um ecrã mais largo, mais pixéis e uma taxa de atualização mais rápida.

Muitas vezes, os televisores HD podem apresentar mais cores do que os aparelhos mais antigos. Isto significa que as televisões de alta definição necessitam de mais dados e muito mais rapidamente do que as televisões de definição normal. Se uma HDTV puder receber esta informação digitalmente, também não tem de gastar tempo ou poder de processamento. Isto a converter o sinal de um formato analógico.

O futuro do HDMI

Desde a sua criação, passou por várias revisões para acompanhar o avanço das tecnologias. O Fórum HDMI, responsável pelo desenvolvimento das especificações HDMI, actualiza continuamente as normas para suportar as tendências emergentes, como a resolução 8K, a gama dinâmica elevada (HDR) e as funcionalidades melhoradas dos jogos.

Olhando para o futuro, este tipo de interface digital está preparado para continuar a ser a norma de facto para a conetividade audiovisual de alta qualidade. Ou seja, garantindo uma integração perfeita numa miríade de dispositivos e aplicações.

À medida que a eletrónica de consumo continua a evoluir, o HDMI continuará sem dúvida a adaptar-se para que as pessoas possam continuar a desfrutar da compatibilidade entre os seus muitos dispositivos e sistemas.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também