Anda atento à evolução da velocidade no mundo do armazenamento SSD? Está entusiasmado com a chegada do PCIe 5.0, que por sua vez poderá dar origem a SSDs capazes de oferecer velocidades de leitura à volta dos 14 Gb/s? Pois… Então, fique a saber, que segundo uma equipa de investigação, este não é de todo o futuro do armazenamento computacional!
HDD ou SSD? Não não! O futuro vai ser muito diferente
Portanto, ainda anda a guardar a sua informação em discos rígidos, SSDs, ou discos externos? Tem de se atualizar… Sabe para o quê? Para armazenamento DNA (ADN)! Afinal de contas, uma start-up com o nome de “Catalog”, está agora a tentar o inimaginável, ao desenvolver uma plataforma de armazenamento, tendo como base, DNA sintético.
Ou seja, a Catalog está a desenvolver métodos capazes de armazenar dados informáticos, tendo como base, o DNA. Tudo isto de forma a poupar energia, oferecer soluções com muito espaço a um preço razoável, e claro, talvez mais importante que tudo isto, muita segurança!
Acha isto um pouco descabido e impossível? Bem… A Catalog conseguiu meter as mãos em 35 milhões de dólares, em investimento, na semana passada. O que por sua vez significa, que o investimento total, de fora, já vai nos 60 milhões de dólares.
Armazenamento DNA não é uma nova ideia, de maneira nenhuma!
Caso não saiba, apesar de parecer algo extremamente avançado, esta ideia não é nova. Afinal de contas, várias equipas de desenvolvimento andam a tentar aperfeiçoar o seu método há muitos e bons anos.
É uma tecnologia, que além de interessante no campo do armazenamento, é extremamente segura, sendo capaz de detetar fraudes no sistema económico, e até de processar imagens para deter erros em grandes linhas de produção.
Em suma, é algo que vai mudar a forma como armazenamos e tratamos os dados. Mas que por várias razões, ainda está longe de ser uma realidade no mercado convencional.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!